desafio 2018

Retrospectiva literária 2018

terça-feira, janeiro 15, 2019

Olá, pessoal! Tudo bem?

Sei que há meses estamos em falta aqui no blog (e peço desculpas por isso), mas aos poucos tentaremos retornar com a programação normal rsrs.

Acho muito importante encerrar um ciclo, para só depois iniciar outro. Assim, decidi começar o ano com uma "finalização" das leituras do ano passado. Vamos conferir?

(https://www.skoob.com.br/usuario/leitura/2018/1001733)

Dos 60 livros, 34 foram leituras nacionais, e 36 foram escritos por mulheres. Fiquei bastante satisfeita, porque havia percebido que antes dava mais preferência aos livros estrangeiros do que os nacionais, e o mesmo acontecia quando se tratava de escritores e escritoras. Era raro alguma escritora mulher estar na lista de favoritos. Então, em 2018, acredito que essa lista ficou bem equilibrada, pois acabei abrindo a mente para diferentes possibilidades.

Desafio Literário #12livrospara2018

No ano passado participei de apenas um desafio literário (Doze livros para 2018), e felizmente consegui cumprir a meta:



TOP 10 - Favoritos de 2018

Foi muito difícil escolher apenas dez livros em uma lista de sessenta, mas tentei ser o mais eclética possível :)


O Ressurgir dos Eternos Titãs: Uma surpresa maravilhosa que veio diretamente de Portugal. Me apaixonei perdidamente pelo universo fantástico criado pela R.C., elevando o gênero ao nível de Tolkien e C.S. Lewis.

A Missão: O mundo que conhecemos está perto de ser dizimado. Apenas as pessoas imunes ao vírus mortal são a esperança para o futuro da humanidade. Essa distopia é maravilhosa, e é mais maravilhoso dizer que foi escrito por uma autora nacional *-*

Uma Ilha no Atlântico: Uma história de amor muito "iti malia" baseada na antiga lenda do reino perdido de Atlântida.


O Lado Sombrio dos Contos de Fadas: Cada história que conhecemos quando crianças teve uma grande influência dos costumes dos tempos antigos, e eles não eram nada românticos, muito menos tinham um final feliz.

Sejamos Todos Feministas: Em poucas páginas a autora nos remete à algumas de suas lembranças, explicando como e porque se tornou feminista, nos instigando e inspirando sobre a causa.


O Silmarillion: Em uma visão mais ampla de como a Terra Média foi criada, com histórias que aconteceram eras antes de O Hobbit e O Senhor dos Anéis, me vi ainda mais fã do que nunca do autor. É uma sensação maravilhosa estar por dentro de todos os eventos desse universo tão encantador.

Outlander - A Viajante do Tempo: A história de Claire e Jamie é arrebatadora, e mesmo que tenha sido uma leitura demorada, me senti envolvida e apaixonada. Jamie é a criatura mais doce que existe no mundo literário, e os acontecimentos me emocionaram muito. Também consegui me afeiçoar bastante com a cultura da antiga Escócia.


It - A Coisa: Stephen King é o dono do meu tempo e do meu dinheiro, pois sempre que possível estou devorando seus escritos. Se ele vendesse a lista de supermercado dele eu compraria (hahaha), então já é de se esperar que eu tenha gostado muito de It, a obra dele mais comentada do momento.

Os Delírios de Consumo de Becky Bloom: É um livro leve e divertido. Impossível não se encantar com a escrita da autora, pois logo de cara ela mostra que é a rainha-musa-diva do chic lit.

Helena: Estava com uma preguiça danada de ler esse livro, mas me surpreendi bastante. Aqui temos a versão de um Machado mais "romântica", dramática e tocante.

Espero que tenham gostado. Qual (is) desses vocês leram ou sentem vontade de ler?







You Might Also Like

4 comentários

  1. Ei, Ana!

    Eu sou doida para participar da meta de 12 livros, mas sempre desisto, porque sei que sou péssima com metas (quem sabe um dia, né? haha). Menina, eu sou tão lenta nas leituras que dificilmente leio mais de 30 livros por ano, vou tentar mudar isso esse ano. Já li Helena no começo da minha faculdade, mas não gostei muito. A história é bem lenta no início e só no final que acontece grandes emoções, enfim, minha opinião.

    Beijão
    Cantinho da Escrita

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela meta de leitura completada! Achei muito incrível ter lido 36 livros escritos por mulheres! *_____*
    Do seu top 10, já li Sejamos Todos Feministas e Helena, mas tenho muita vontade de ler It e O Silmarillion. =)
    Boas leituras!

    ResponderExcluir
  3. Não li muito da sua lista, mas fiquei super feliz de ver Outlander nela. Amo essa coleção, Jamie e Claire formam um dos meus casais favoritos em toda a literatura; e o romance histórico da Diana é simplesmente perfeito!!
    Adorei teu post!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a sua lista!
    Fiquei com vontade de ler o Simarillion, O lado sombrio dos contos de fada e o livro da becky blossom - vi o filme e me identifiquei muito.
    Brainstorms

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber o que você achou do post!