Original: Harry Potter and the Half-Blood Prince
Autor (a): J.K. Rowling
Número de páginas: 472
Ano: 2005
Tradução: Lia Wyler
Editora: Rocco
Atenção! Contém spoilers dos livros anteriores.
Harry passa as férias de verão na casa de seus tios, mais uma vez. Sua mente, no entanto, não sossegou um minuto. Ele ainda tem dificuldade em aceitar a morte do padrinho, Sirius Black, e a terrível caçada no Ministério da Magia, comandada pelos Comensais da Morte, sem contar que não absorveu, ainda, o impacto do cruento duelo entre o professor Dumbledore e Lorde Voldemort. Agora, em seu quarto, ele aguarda a chegada do diretor da escola. Harry nem consegue imaginar que motivos Dumbledore tem para visitá-lo. O que será tão importante que não pode esperar o início do semestre? Sem falar que imaginar a reação dos tios à presença súbita do diretor, é um esforço além da conta... J. K. Rowling acompanha as aventuras de Harry Potter, em seu sexto ano em Hogwarts, com um misto de humor e detalhamento inigualáveis, um ritmo de tirar o fôlego de qualquer leitor e, acima de tudo, uma capacidade de encantar que é pura magia.
Harry está desolado com os acontecimentos do livro anterior, pois mais uma vez tiraram-lhe a chance de ter uma família de verdade. E logo depois que Voldemort e seus Comensais conseguiram invadir o Ministério da Magia, o resto do mundo passou a ser um parque de diversões, ou melhor, de maldades, tanto no universo bruxo, quanto no universo trouxa.
Antes de passar o restante das férias na casa de seu amigo Rony, Harry precisará ajudar o diretor Dumbledore a convencer um antigo professor de Hogwarts a voltar a lecionar na escola. Quanto a Slughorn, apesar de parecer relutante no começo, acaba aceitando a proposta de emprego, tendo em vista seu grande apreço em ter alunos brilhantes e "famosos".
De volta à Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, Harry já havia percebido as atitudes estranhas de seu nada querido colega sonserino Draco, mas desta vez passará a investigar o porquê de tanto mistério envolvendo o aluno. Ao passo que recebe de Dumbledore algumas "aulas" particulares e "diferenciadas" para analisar o passado de Tom Riddle, com uma finalidade que ele ainda não sabe, mas que vai descobrir em breve. E se tratando do Lorde das Trevas, qualquer coisa que o envolva é no mínimo assustadora.
E um livro velho e surrado, largado na sala de Poções, cheio de anotações de um ex aluno que se autointitula Príncipe Mestiço, proporcionará ao Menino-Que-Sobreviveu, a chance de se tornar o melhor aluno na matéria, e adquirir ainda mais prestígio diante de Slughorn, o que dará a ele e Dumbledore um grande avanço nas investigações sobre Voldemort.
Em um dos meus livros favoritos da saga, é ilustrado claramente o quanto nossos queridos queridos personagens amadureceram. E não só os personagens principais, mas os coadjuvantes (ou antagonistas), como Gina, George, Fred e até mesmo o Draco evoluíram. Temos Gina como praticamente uma mulher bem resolvida, a loja dos gêmeos empresários indo "de vento em popa", e o vilão que não tinha opção se transformou em um rapaz ainda mais arrogante e destemido, porém um tanto assustado (gente, sério, me dá um dó do pequeno Malfoy nesse livro).
Selecionei apenas esses personagens acima para falar, pois foram os que mais me chamaram a atenção em O Enigma do Príncipe. Snape também merece destaque por alguns motivos, mas isso lá no final, de certa forma ele estava envolvido o tempo todo na história (só não entro em detalhes porque ainda tem gente que não leu, então vamos deixar um mistério no ar
Dumbledore está meio doentinho, Tonks e Lupin estão com um ar enigmático, Rony todo nervoso com os jogos de quadribol, Hermione demonstrando que é mais do que apenas cérebro, e a magia encantadora da escrita de Rowling, que fala por si só.
É uma linguagem simples e maravilhosa. Essa edição branca tem a vantagem de ser exclusiva, e a Rocco sempre publicando livros lindos. Recomendo!
24 comentários
Nunca li os livros mas quero muito, nunca consigo arranjar tempo para começar a ler, vem sempre outros como prioridade.
ResponderExcluirMRS. MARGOT
Nossa! li esse livro a 12 anos atrás e lembro de ter curtido muito!
ResponderExcluirPretendo reler porque na época o ultimo não tinha sido lançado e até hoje não li!
Parabéns pela resenha, leitura e dica!!
Beijinhos!
#Ana Souza
Http://literakaos.wordpress.com
Olá
ResponderExcluirEsse é o meu livro preferido da série, por causa de algumas partes que não posso contar porque é spoiler para os seus leitores. Já o filme me decepcionou tanto, acho que eu esperava demais dele.
Oie!
ResponderExcluirReli toda essa série esse ano e matei a saudade dos meus personagens favoritos e tão queridos! Eu ainda não tenho nenhuma edição, mas quero mudar isso logo até porque as de capa dura estão de babar kkkk
Bjss
Oiieee
ResponderExcluirHarry Potter é sempre maravilhoso de ler, nunca me canso desses livros. Esse é um dos meus livros favoritos da série.
Beijos
aliceandthebooks.blogspot.com
Oi, Ana
ResponderExcluirApesar de gostar dos filmes, nunca tive muita vontade de ler os livros. Acho que um dia vou me animar, mas no momento não. Acho que gosto de outros estilos de livros.
Que bom que gostou. Metade do mundo ama esse universo, né haha
Olá! Amo HP! Toda vez que leio uma resenha sobre os livros, fico muito feliz, pois sempre me trazem boas lembranças! O Enigma do príncipe é onde acontece muitos eventos importantes, é maravilhoso, beijos!
ResponderExcluirOlá, eu não gosto de hp, não acho que eu vá gostar dessa série de livros. Eu passo essa dica.
ResponderExcluirAmo Harry Potter! Os anos se passam e eu continuo adorando... Lembro que quando cheguei ao final desse livro, eu já não tinha nem mais unhas para roer! hahahhha
ResponderExcluir~ Blog Compulsivamente Literária
Ahhhh eu amo HP!!! Todos os livros e os filmes e tudo que se refira a esse universo.
ResponderExcluirO meu livro/filme preferido é o Prisioneiro de Azkaban... Ansiosa pela edição ilustrada dele <3
Bjs
É tão bom ver e ler resenhas dessa série mais que querida. Tenho a edição das primeira capas e li a tempos atrás, não cheguei a resenhar, mas penso em quem sabe um dia reler. Fico feliz que vc tenha gostado da leitura. Também fiquei com um pouco de dó do Malfoy nesse livro e a atitude tomada por Snape foi para prevenir que o pouco de humanidade que tinha dentro de Malfoy não findasse. Enfim parabéns pela leitura e resenha.
ResponderExcluirOi Ana.
ResponderExcluirEu conheço Harry apenas pelos filmes e adoro todos eles. Na versão literária, eu ainda não tive oportunidade de conhecer, mas vou adicionar na minha meta de leitura pelo menos os dois livros da série que tenho aqui em casa. Assim tembém tenho a chance de lembrar o inicio da história e adquirir os outros também. Adorei sua resenha. Parabéns.
Bjos
Realmente, as edições da Rocco primam pela excelência, li esse livro faz um tempo, é uma história ótima, bem escrita e fluida.
ResponderExcluirOiee, estou na minha propria saga de ler os livros e estou no 3 agora, e a cada livro me apaixono mais pela história, foi bom ver sua opinião tbm, obrigada!
ResponderExcluirbjs
Eu não counficar aqui fingindo que posso fazer um comentário imparcial desse série. HP é o meu queridinho da vida, foi a história que me apresentou a literatura, marcou minha vida em incontáveis aspectos!
ResponderExcluirOi, Ana!
ResponderExcluirSou apaixonada por Harry Potter! Amo demais toda a série e também os filmes nunca canso de assistir ou ler os livros. Pretendo fazer um projeto de releitura da série em breve.
Beijos,
Rafa blog Fascinada por Histórias
Olá Ana,
ResponderExcluirEsse é um dos meus livros favoritos da série, como foi para você. Acho que ele foi um divisor de águas. Mostrou personagens mais maduros e acontecimentos mais chocantes. Ler sua resenha me fez sentir uma falta desses personagens, que não consigo nem explicar.
Espero reler essa série logo.
Beijos,
http://www.umoceanodehistorias.com/
Ler sua resenha me fez ter a maior vontade de reler todos os livros de HP! Amei demais conhecer a sua opinião...
ResponderExcluirAna que coisa linda!!
ResponderExcluirSó de ver aqui, HP no título meu coração até disparou... como eu amo esses livros e essas histórias!!
Adorei poder conferir a sua resenha desse sexto livro... foi um dos mais dificeis pra mim levando em consideração tudo o que ocorre...
Os personagens que listou são todos os mais importantes de fato e meu Deus, não me fala no Snape que me dá dor no coração só de lembrar! haha
beijos
Livros & Tal
Sou apaixonada por esse livro e pela série que só consegui concluir esse ano.
ResponderExcluirAdorei acompanhar essa turminha e conferir o amadurecimento de cada um.
Ana lindona a cada resenha que lio do HP minha vontade é me isolar e ler toda a série novamente, simplesmente amo todos os livros a magia me encanta mesmo se estou lendo pela 10ª vez, beijos
ResponderExcluirJoyce
Livros Encantos
Harry Potter é sempre maravilhoso de ler, nunca me canso desses livros.
ResponderExcluirOlá, Ana Paula! primeiramente: que capa mais linda! É verdade, a Rocco sempre vem com essas lindezas de livros! Não conhecia a história e adorei conhecê-la através da sua resenha. Parabéns!
ResponderExcluirBjs
Olá, tudo bem? Ah como amo HP. Também acho que O Enigma do Príncipe traz uma das melhores história, mesmo não sendo meu favorito. Relembrar HP é sempre ter uma nostalgia no coração. Adorei a sua resenha e suas fotos <3
ResponderExcluirBeijos,
diariasleituras.blogspot.com.br
Adoraríamos saber o que você achou do post!