a fortaleza

Eu li - A Fortaleza: Mundo Sombrio

quinta-feira, janeiro 17, 2019

Título: A fortaleza (Tomo 1)
Autor: Day Fernandes
Número de páginas: 312
Ano: 2017
Editora: Independente

O sangue é a única saída. 2070. A escuridão caminha lado a lado com o que restou da raça humana. Após uma guerra nuclear, a vida na superfície terrestre se extinguiu. Habitando gigantescos complexos estruturais subterrâneos, conhecidos como as Fortalezas, os sobreviventes tentam resistir à extinção. Entretanto, na Fortaleza n° 7, um império regado a sangue se ergueu. Medo, sombras e sacrifícios fazem parte dos dias de Camille. Ainda jovem, ela herdou de seu pai a posição de liderança do grupo de rebeldes da Fortaleza n° 7. Contudo, nem mesmo os diários deixados por ele poderiam tê-la preparado para os segredos que acabaria por escavar. Durante uma missão de resgate, Camille salva a vida de um desconhecido, mudando o destino de si mesma e de toda a raça humana. Em um mergulho profundo no coração da Fortaleza, ela descobrirá cenários de terror e mentiras. Nesse Mundo Sombrio, o fim pode vir tão rápido quanto uma batida de coração. A diferença entre viver ou morrer consiste em um único obstáculo: enfrentar as sombras dentro e fora de si. E, claro, sobreviver. 

Em um futuro não muito distante, houve uma grande guerra nuclear. O mundo foi tomado completamente pela radiação e a vida na superfície terrestre se tornou praticamente impossível. Assim foram criadas as "Fortalezas", enormes galerias subterrâneas, que tentavam suprir os recursos necessários para que o restante das pessoas que habitavam a Terra conseguissem sobreviver.

Porém, havia um governo ditador na Fortaleza nº7 e população foi dividida: enquanto alguns tinham uma vida tranquila e farta, outros viviam à margem da sociedade.

Por esta razão, um grupo rebelde intitulado “Os Fantasmas das Sombras” decidiu lutar, não apenas pela sua sobrevivência, mas também para buscar informações sobre as pesquisas secretas que os cientistas, os chamados “escolhidos”, e o governador Turtzi, escondiam do restante das pessoas.

Após o falecimento de seu pai, Camille se viu então obrigada a assumir a liderança do grupo. Forte e destemida, a capitã liderava os outros rebeldes para arriscadas missões, muitas vezes para arrumar comida ou, como desta vez, para resgatar alguns membros que foram presos pela guarda.

Ao adentrar no cativeiro, Camille e seus amigos conseguem encontrar mais suprimentos e os seus colegas “fantasmas” de volta, mas também encontram um homem desconhecido e muito machucado, que mal lembra do seu nome e das outras informações a seu respeito.

Aos poucos Adam vai recuperando a memória e descobre que era um “escolhido” que estava trabalhando em um projeto do governo chamado Gênesis.

Um nova missão à procura de respostas a respeito do Gênesis parece agora decisiva, pois aparentemente se trata de algo grandioso e importante demais e, por alguma razão, capaz de decidir o futuro do planeta.


“O erro persiste, não importa quanto tempo passe.”

Em meio a tantos tributos, divergentes e selecionados, mais uma vez adentramos em um universo distópico eletrizante, nos transformando em “fantasmas das sombras” em busca de igualdade.

Diferente da maioria das história do gênero, A Fortaleza segue uma ideia mais direta e repleta de ação. Por outro lado, há muitas questões e mistérios a serem resolvidos e que vão sendo distribuídos aos poucos, na medida certa, encaminhando o enredo a um final que eu, particularmente, nunca imaginava que poderia acontecer.

Assim como os outros livros da autora, tive uma excelente experiência durante a leitura. Novamente a Day Fernandes mostrou que realmente leva o jeito pra coisa, e se você ainda não conhece o trabalho dela não sabe o que está perdendo rsrs.

Segredos, revelações, ação, aventura, romance... Tudo isso e muito mais você encontrará em A Fortaleza. A história é marcante e surpreendente. Mal posso esperar pela continuação!





You Might Also Like

15 comentários

  1. Aaaaaaaahhhhh, eu começo a ler a resenha e o sorrisao logo toma meu rosto inteiro! Que feliz saber que você gostou do livro! A Fortaleza tem muitos segredos né, mal posso esperar pra revelar os próximos! <3
    Obrigada pelo apoio e carinho!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Já conheço esse livro e autora, inclusive (ela é uma fofa), mas ainda não tive a oportunidade de ler a obra. Tua resenha me fez ficar ainda mais curiosa do que eu já estava para ler a obra, agora vou ter que dar um jeito de ler logo, hahaha. Adorei tua resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro essa distopia também. Li logo que saiu o físico e adoro a escrita da Day!
    Ansiosa pela continuação. E resenha muito bem escrita. Sucesso, meninas!

    ResponderExcluir
  4. Lendo a resenha, me lembrei de um filme que já vi neste estilo, mas não recordo o nome, hahahahah.
    Eu achei muito interessante a proposta do livro e essa capa é incrível né? Passa uma sensação de mistério, futurista, muito legal mesmo.
    Não coloquei o livro na lista, pq tô dando prioridade por hora pra leituras mais leves ( recomendação médica) mas logo que possível irei ler com certeza!

    ResponderExcluir
  5. Olá! Pelo que você escreveu de onde passa a história me fez lembra de Divergente. Bom que a história é repleta de ação e mistérios na medida certa. É muito bom quando não conseguimos imaginar o final e ele nos surpreende, bom que foi assim com você. Beijos'

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Não sou muito fã de ação, mas gostei da premissa e sua resenha me deixou bem curiosa.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Parece ser uma leitura bem interessante e cheia de aventuras. A capa é bem atraente!
    Acho que se não fosse uma série eu certamente ficaria tentada a ler.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto muito de distopias, mas esta história não chegou a me atrair, embora eu não descarte a possibilidade de vir a lê-la no futuro. Gostei da história contar com uma personagem mulher tão forte e ter todo um mistério. O que mais me despertou a curiosidade foi o fato de você mencionar que nunca poderia imaginar que o final terminaria como terminou. Isso faz com que eu tente adivinhar como o livro termina.rs

    ResponderExcluir
  9. Oiii!!!!


    TUdo bem?

    Gostei muito desse livro, o enredo me cativou e a sua resenha também. Essa distopia não é muito diferente do mundo em que vivemos e todo esse projeto e o suspense em torno dele parece eletrizante.

    Obrigada pela dica

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi, eu era bem curiosa para conferir uma opinião sobre esse livro, amei poder conhecer um pouquinho da história, interessante as respostas serem dadas aos poucos até o final surpreendente.

    ResponderExcluir
  11. Oi tudo bem? Não conhecia a obra, mas gostei de saber que é um livro que vai direto ao ponto e cheio de ação, mas que mesmo assim consegue manter o misterio
    bjos

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ana! Não conhecia esse livro, e adorei a premissa dele! Pela sua resenha, a autora soube conduzir a história de forma fluida, sem ser forçada. Gostei muito da dica!
    bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ana. Tudo bem?
    Caramba, eu ainda não conhecia o livro e achei a premissa muito interessante. Adorei a sua resenha e acho que se eu for ler eu vou ter uma boa experiência também. Espero que a continuação continue te agradando. Ah, gostei bastante da capa.

    ResponderExcluir
  14. Oii Ana, tudo bem? Não conhecia esse livro! Essa é a primeira resenha que leio sobre ele e você conseguiu despertar minha curiosidade e interesse, pois agora quero muito ler A Fortaleza e conhecer essa trama que parece tão envolvente. Espero gostar também!

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bom?
    Não conhecia o livro nem a autora, mas achei o enredo super interessante e curti muito saber que o livro é cheio de ação e que os mistérios vão sendo bem distribuídos e respondidos ao longo da trama. Já quero conhecer a escrita dessa autora e seu enredo surpreendente.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber o que você achou do post!