branca de neve

Eu li - Menina Veneno

terça-feira, janeiro 29, 2019

Título: Menina Veneno
Autor: Carina Rissi
Número de páginas: 192
Ano: 2017
Editora: Galera Record
"Você conhece a história de uma certa princesa que sofreu inúmeras tentativas de assassinato por sua madrasta, uma delas com uma maçã envenenada. O bem contra o mal, a indefesa donzela ameaçada pela perversa Rainha... É bonito, não é mesmo? Francamente, me embrulha o estômago só de falar dessa história da carochinha. Eu não sou uma bruxa, não sou má e eu nunca planejei matar ninguém. Por anos, fui a maior modelo do planeta, o nome mais poderoso do mundo da moda... Até o dia em que a insossa da minha enteada, Bianca, roubou a minha maior campanha. Dá pra acreditar? Bianca é tão sonsa... e tem esse arzinho azedo e avoado que me dá vontade de voar no pescoço dela... Eu sei, parece mesmo que eu fiz tudo o que a imprensa me acusa de ter feito. Mas não foi bem assim. Senta aqui e me ouça até o fim. Depois me diga se acha mesmo que mereço o título de Rainha Má... Talvez só Rainha seja muito melhor." 

Malvina Neves é uma linda mulher de sucesso. Conhecida por ser a top model mais requisitada do mundo da moda, ela tinha tudo o que queria aos seus pés. Sempre conseguia as melhores propagandas, as melhores fotografias, os melhores desfiles...

Porém, quando surge a nova propaganda do perfume Menina Veneno e cancelam o seu contrato de anos com a marca, os nervos de Malvina começam a aflorar, ainda mais porque a campanha será modelada pela insossa da sua enteada, a Bianca.

Para piorar, um homem lindíssimo que ela estava paquerando passa a se apaixonar pela peste da menina. Estava tudo virando um pesadelo!

Assim, Malvina arma um plano para Bianca Neves "sair de cena" por uns dias, dopando-a e pedindo que Henrique, seu amigo e motorista particular, a leve para longe de tudo e de todos, até que pudesse enfim estrelar a Menino Veneno.

O que ela não contava era com um acidente e o sumiço da garota. A princípio ela é dada como morta, mas (vocês sabem como continua essa história), Malvina descobre que Bianca pode estar viva, então ela tomará providências drásticas novamente, desta vez usando as próprias mãos.


Esqueça a mocinha! Aqui quem manda é a rainha (e é rainha má rsrs)!

Narrada sob o ponto de vista da "Evil Queen", Carina Rissi novamente usa sua escrita leve e descontraída e nos presenteia com essa releitura moderna do famoso conto de Branca de Neve e os Sete Anões. 

A Rainha Má desta vez é uma top model, rica, famosa, egocêntrica e invejosa. Ela já tem tudo, mas não suporta que outra pessoa (ainda mais se a outra pessoa for a Bianca) tenha um tiquinho de fama ou sucesso na vida. Ao invés de um "espelho mágico", Malvina usa um aplicativo de celular que mede a porcentagem de beleza de uma mulher. No lugar de um caçador, um motorista particular faz os seus mandos e desmandos, e o Príncipe Encantado (suspiros), desta vez é um famoso rock star.

Achei tudo bem pensado, desde o nome das personagens (Bianca Neves foi ótimo rsrs), até o enfoque única e exclusivamente na vilã, porque ao invés de ser uma personagem maquiavélica, ela era irônica e debochada. 

Por outro lado, Malvina conseguiu me irritar bastante também, pois seu egoísmo beirava ao ridículo, fazendo-a meter os pés pelas mãos sem razão nenhuma. Mas, como é característica da figura clássica da madrasta má, a autora fez bem em manter esses defeitos de caráter dela.

É uma leitura prática e bastante fluída. Recomendo à todos os fãs do gênero!



You Might Also Like

16 comentários

  1. Oie
    Achei interessante a Carina abrir a mão dos romances e se aventurar em uma releitura, e pelo que parece ficou muito boa ♥
    Acho que o autor precisa pensar bem quando se trata de releituras e certamente a Carina acertou na mão.
    Adorei o fato da rainha má ser uma modelo famosa hahahahaha, ficou divertido!

    ResponderExcluir
  2. Oiiii,

    Eu já tinha visto este livro por aí e ficado bem curiosa para ler, mas acredita que nunca li nada da autora? E olha que eu já me interessei por diversas obras dela, só não sei porque nunca efetivamente procurei nada para ler. Eu achei muito interessante esse reconto de Branca de Neve, e tenho certeza que vou adorar pelo tom de deboche da narrativa da madrasta. Espero poder conferir esta leitura em breve e aproveitar tanto quanto você.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li nada desta autora mas comprei este livro para ver como seria, mesmo sabendo que era uma releitura e que às vezes fico um pouco receosa com isto. Mas acho que vou gostar, porque gosto desta história.

    ResponderExcluir
  4. Que história curiosa, fiquei interessado em conhecer esse livro e saber da sua história na íntegra. Deve ser uma leitura bem aventureira.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ana!
    Eu amo os livros da Carina Rissi, mas confesso que esse livro não chamou minha atenção porque são poucos os livros baseados em contos de fadas que eu gosto. Achei a premissa bem interessante e considerando a escrita da Carina sei que é uma leitura deliciosa, mas não é algo que desejo ler imediatamente.

    Beijos,

    Rafa - Fascinada por Histórias

    ResponderExcluir
  6. Tenho visto falarem bastante deste livro, mas ainda não está nos meus planos lê-lo.rs Eu sou totalmente apaixonada por contos de fadas, todavia o da Branca de Neves sempre foi um dos que menos me interessava. Na série Once Upon a Time eu era muito fã da Rainha Má (nossa querida Regina) e ficava muito impaciente com A Branca de Neve e seu Encantado.rs

    A ideia da Carina Rissi é realmente muito boa e encaixou bem o conto nos dias atuais. Essa troca do espelho pelo aplicativo foi genial, já me diverti com isso antes mesmo de ler. No entanto, não acredito que a história em si me agradaria, sobretudo pelo fato da Rainha Má ser tão debochada e egoísta, beirando ao ridículo, como você mesma disse. E, ao que parece, a suposta mocinha não terá nenhum destaque. Tudo girará em torno somente da que seria "vilã".

    O livro da autora que eu sim lerei em breve é Quando a Noite Cai. :)

    ResponderExcluir
  7. Oii Ana, tudo bem? Gostei muito da resenha. Da Carina Rissi eu li apenas Perdida e foi uma leitura ótima, super leve e divertida. Não sou muito fã de releituras, mas fiquei interessada em Menina Veneno, mesmo achando que vou me irritar muuito com os personagens hahha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana, tudo bem? Esse é um daqueles livros que me arrependo profundamente por não ter solicitado com a editora hahaha a narrativa me parece incrível e a maneira como a autora usou a narração de outro ponto de vista foi uma boa jogada, ne? Carina é uma mulher incrível demais, amo suas obras.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Esse é um dos livros que menos gosta de autora. Acho a trama apesar de ter a releitura, a construção dos personagens deixou muito a desejar, foi bem difícil na verdade para conseguir concluir a leitura, mesmo sendo um livro curtinho.
    Gostei das suas considerações mas dificilmente faria uma releitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  10. Olá Ana, não sabia que esse livro era uma releitura de branca de neve pelo ponto de vista da madrasta *o* Mesmo eu curtindo muito releituras eu sempre ficou com medo de ler os livros da autora e me decepcionar por já não ter gosta do outro dela que é bem famoso =/ De qualquer forma adorei sua resenha *-*

    ResponderExcluir
  11. Olá Ana!!!
    Eu estou doida para ler esse livro da Carina, agora mais do que nunca quando descobri que o príncipe é um rockeiro 😍
    Eu imagino que a autora realmente fez de propósito em manter as características da Rainha Má dos contos pois assim a gente pega uma antipatia pela mesma.
    Adorei a resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?

    Não me mate, mas eu não curto a escrita da Carina Rissi, não me prendeu e não me cativou em Perdida, e desde então não consegui ler mais nada dela, não sei explicar mas meio que rolou um bloquei. Vejo as boas indicações, mas não consigo me interessar pelo livro. o.o

    E confesso, não gostei dessa capa.... o.o

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  13. Olá... Que coisa mais linda sua resenha! Adoro a Carina e seus livros, assim como adoro releituras. Essa obra parece ter aquele ar cômico da Carina e estou louca para conhecer a sua história mais a fundo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu li esse livro ano passado, mas, ao contrário de você, não gostei da leitura. Infelizmente, foi minha primeira decepção com um livro da Carina. Concordo com você que foi a escolha dos nomes foi muito bem pensado, mas não gostei do enfoque na protagonista. Por ser uma personagem que não é minimamente carismática, isso acabou deixando a leitura cansativa para mim. Se fosse conto, como ele foi publicado originalmente, acho que eu teria gostado. Porém, como livro eu achei que teve muita enrolação e a leitura se arrastou demais.
    De qualquer forma, fico feliz que sua experiência com o livro tenha sido melhor que a minha e gostei de conhecer sua opinião.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi, amei sua resenha, achei super interessante esse livro trazer uma releitura de Branca de Neve nos dias atuais e sob o ponto de vista dessa madrasta má.

    ResponderExcluir
  16. Olá, ainda não tive a oportunidade de ler essas adaptações de contos de fada para historias modernas, mas pela sua resenha acredito que seria bem interessante visualizar este. A capa esta linda, e essa sua foto é magnifica.

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber o que você achou do post!