ana punset

Eu li - O Clube do Tênis Vermelho

quarta-feira, janeiro 24, 2018

Título: O Clube do Tênis Vermelho #1
Original: El Club de las Zapatillas Rojas
Autora: Ana Punset
Ilustradora: Ana Gonzáles
Número de páginas: 248
Ano: 2017
Editora: Companhia das Letrinhas

Este livro é uma cortesia da editora Companhia das Letras.
Lúcia, Marta, Frida e Bia são melhores amigas. Elas sabem tudo umas das outras, conversam o tempo todo e se ajudam no que for preciso. É por isso que, quando Marta se muda com a família para outro país, as quatro resolvem fundar um clube para garantir que a amizade entre elas jamais termine - o Clube do Tênis Vermelho. Pouco depois da partida da amiga, Lúcia, Frida e Bia descobrem que uma revista está promovendo um concurso cujo prêmio é uma viagem para Berlim, justamente a cidade onde Marta foi morar! Não seria incrível visitá-la? Para isso, elas terão de produzir um vídeo em que estejam dançando uma música de Justin Bieber e manter a união do Clube - o que pode ser mais difícil do que parece...


Lúcia, Marta, Frida e Bia são super amigas que vivem em Barcelona. O quarteto se conheceu há muitos anos atrás e a cada ano que se passa sua amizade só se fortalece. Mas neste novo ano que se aproxima, as coisas irão mudar um pouco, já que a mãe de Marta irá se mudar para Berlim, e a menina e seu pai irão junto. E agora? Como fazer para continuar a amizade, mesmo com tanta distancia?

O livro começa na noite de Natal, Lúcia está abrindo seus presentes e aos poucos vamos descobrindo a história. Apesar de o livro ser sobre as amigas, Lúcia é meio que a protagonista, já que vemos mais sobre ela, seus pensamentos e seus conflitos em casa. Assim que descobriram que Marta se mudaria, as meninas fundaram O Clube do Tênis Vermelho, e foi exatamente isso que cada uma pediu de Natal, um par de lindos (e idênticos) tênis vermelho.



Marta vai embora e as meninas voltam às aulas. Elas ainda estão super abatidas pela amiga que foi para tão longe, mas logo o humor delas melhora, pois descobrem que a revista Bravo lançou um concurso que vai mandar 5 pessoas para Berlim! É só gravar um vídeo dançando uma música do Justin Bieber e enviar para a revista. As ganhadoras iriam para Berlim ver um show do cantor e ainda passar toda a Semana Santa por lá. Não seria incrível se elas ganhassem? Só que o concurso exige 5 pessoas, e elas são apenas em 3! É ai que começa a “caça” a meninas que saibam dançar e estejam dispostas a participar com elas.
"Lúcia começou a mexer a cabeça de um lado pro outro, para ver se mais alguém tinha escutado o mesmo que ela. Viu que Eric estava com as bochechas tão incendiadas quanto as dela."
O livro é bem infanto-juvenil e mostra o dia a dia das amigas, seus dilemas, brigas em casa, com as próprias amigas, os passeios, as notas baixas, as altas, os professores malas, os garotos, e obviamente não poderia faltar as inimigas das garotas, Marisa e suas petúnias. Pensa em uma menina que causou problemas para elas durante a história! É um mundo bem típico de garotas de 13/14 anos.
" - Só aconselhamos que não se apresentem, caso não queiram fazer papel de ridículo competindo com a gente [...]"
Eu achei a história bem fofinha e gostosa de acompanhar. Apesar do final previsível (já viu infanto-juvenil com final triste?) eu curti cada momento que passei com as amigas do TV4E. O bônus da história fica para as ilustrações lindíssimas de Paula González. É muito amor! A autora, Ana Punset, é espanhola e esta é a primeira obra que leio que o idioma original é o espanhol. Foi uma experiência bem interessante. Já quero a continuação!


A diagramação também ficou show! O corte é vermelho, um luxo só. As páginas são brancas, mas não dificultam a leitura já que as letras estão em tamanho bom, e também ficaram muito melhor as páginas brancas pelo fato de ter ilustrações. As folhas são todas caprichadas, com detalhes aqui e ali. Única coisa que senti falta foi de orelhas no livro, pois sem elas a capa fica levantada.


Alguém aqui já conhecia este clube? O que acharam dele? Alguém com interesses em ler? Só para lembrar, este é o primeiro volume e o segundo já está em pré-venda! Se eu vou querer? Óbvio ou com certeza?


You Might Also Like

12 comentários

  1. Oi Carol!

    Tudo bem? Infelizmente, por tudo que você falou na resenha esse livro não faz meu estilo.

    Eu não teria a menor paciência para acompanhar os dilemas adolescentes das amigas porque não acho que consiga sentir empatia pelos dramas dessa idade mais. Em geral acabo achando os livros infanto-juvenis e YA bem raros e as crianças e adolescentes desses livros bem chatos. Mas, de novo, isso provavelmente é porque eu sou mais velha.

    Fico feliz que a leitura tenha lido leve e divertida e que tenha adorado passar um tempo com as quatro amigas. É sempre bom quando uma leitura é proveitosa, quanto a mim, vou passar a dica desta vez.

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Nina! Achei fofa a resenha! Quando me deparo com livros assim ,sinto saudade dessa época e também dos livros com histórias assim que li na juventude. É tão gostoso ler algo assim leve e fresco, ajuda a limpar o humor. Adorei a criação do clube e da amizade que elas têm. Vamos ver quem ganha o concurso e vai viajar! O universo juvenil é muito legal e leve, adoraria ler!
    Bjoxx

    ResponderExcluir
  3. Que resenha mais fofa. Não conseguia o livro e me deu nostalgia lendo sua resenha. Adoro leituras leves e fiquei com vontade de ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Nina,
    Achei o enredo fofo e bem pertinente a faixa etária pra a qual esse se enquadra.
    Não é um livro que eu pegaria pra ler, mas se eu fosse mãe ou tivesse crianças em casa com certeza iria gostar de tê-lo.
    Parece aquela leituras que dá um aquecidinha nos corações. rsrsrs

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro e achei o enredo bem leve e fofo e acho quevo livro seria um presente ótimo para meninas pré adolescentes e adolescentes também. Fiquei curiosa com as ilustrações.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Nina!
    Não conhecia este livro, mas pela sua resenha pude perceber que é uma leitura bastante agradável né? Essas histórias mais "simples" feitas para as crianças que estão entrando na adolescência são ótimos para nos relaxar de leituras mais pesadas também. Achei muito legal que a história é acompanhada de ilustrações, tenho um fraco para livros assim haha
    Beijos1

    ResponderExcluir
  7. Eu não conhecia o clube, mas achei a edição super caprichada com tantos detalhes. Que legal vc ter lido em espanhol e tb é ótimo saber que a continuação já está em pré-venda. Parece um enredo leve e divertido. Eu gosto de infanto-juvenis. Parabéns pela ótima resenha.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  8. Olá...
    Apesar de não fazer parte do publico alvo fiquei com vontade de ler essa obra! Gosto muito de ler infanto juvenil ou outros mais leves de vez em quando para espantar uma possível ressaca literária kkk...
    Achei a premissa legal, a diagramação parece linda e com certeza vou anotar nos desejados <3
    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Olá Nina!!!
    Que livro mais fofo e apaixonante esse ^^
    Eu gosto um pouco dos livros infanto-juvenis, pois trazem uma história gostosa e que acaba conquistando a gente de certa forma além de nos tirar daquela ressaca que é tão difícil.
    E nossa como tá fofa essa capa *-*

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, Nina! Não conhecia esse livro, mas amei bastante, estou realmente a procura de livros fofinhos e leves para o momento, preciso me curar de uma ressaca literária horrível que me pegou, rs. Sem dúvidas, anotarei essa dica. Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu amei as ilustrações do livro, deram um toque bem diferente para a obra, não é mesmo? Confesso que livros assim fofinhos, bem juvenis não fazem o meu estilo, acho tudo muito bobinho e acabo deixando a leitura de lado.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Hey!

    Eu não conhecia a obra, mas achei uma graça. Gosto muito de livros infanto-juvenis, costumam me lembrar da minha época do fundamental e como eu era com as minhas amigas. Amei a dica, vou pesquisar a obra depois.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber o que você achou do post!