astral cultural

Eu li - Mulheres Incríveis

terça-feira, agosto 29, 2017

Título: Mulheres Incríveis
Original: The Rad Women Worldwide
Autor (a): Kate Schatz
Número de páginas: 126
Ano: 2017
Tradução: Regiane Winarski
Editora: Astral Cultural

Livro cedido em parceria pela editora Astral Cultural
Feche seus olhos e pense numa pirata. Agora imagine uma espiã. Ou uma presidenta. Pense numa guerreira em ação. Uma grande pintora ou na maior jogadora de futebol de sua época. Estas são apenas algumas das mulheres incríveis que você encontrará neste livro. São 44 perfis de mulheres extraordinárias, numa coleção de histórias que começa em 430 antes de Cristo e alcança os dias de hoje. Da Mesopotâmia até a Antárctica, “Mulheres Incríveis” conta a história de vida de jovens e adultas transgressoras, que subverteram leis, lutaram por menos desigualdade entre gêneros e ajudaram a construir um futuro melhor para todos nós.

A história de mulheres fortes, brilhantes e poderosas existe há milhares de anos.  Antes mesmo de terem “voz”, elas lutaram, e continuam lutando até hoje por esse direito à “voz”. E não só pela igualdade com as mulheres, mas muitas vezes pelos direitos de uma nação inteira.

As mulheres incríveis desse livro tem um papel fundamental para os acontecimentos importantes da história, mesmo há mais de quatro mil anos antes de Cristo. Porém, por serem consideradas inferiores, elas geralmente passaram um pouco despercebidas por nós.

Enheduanna (2285 - 2250 a.C.), por exemplo, viveu na Mesopotâmia e é considerada a autora mais antiga do mundo. Seus poemas foram encontrados no ano de 1927 nas areias desérticas do Iraque escritos em tabuletas de argila. Como seu pai era o poderoso rei Sargão, ela tinha um lugar de destaque na política.


A jovem Malala, com seus 17 anos de idade, é a pessoa mais jovem e a primeira paquistanesa a ganhar o Prêmio Nobel da Paz. E através desse livro é possível conhecer um pouco mais sobre como ela conseguiu tal feito. Hoje ela é conhecida como “a garota mais corajosa do mundo”.

“Quando o mundo todo está silencioso, até uma voz se torna poderosa.” (Malala Yousafzai)


Temos ainda a história incrível da astronauta indiana Kalpana Chawla, a da chinesa Qiu Jin (a Mulan dos dias modernos), a da brasileira Maria da Penha e de muitas outras.

Para incentivar pessoas com pensamentos iguais a elas, elas usaram a música ou a literatura, outras usaram as artes plásticas, a dança, a retórica ou a força física, e assim o mundo acabou conhecendo e se inspirando em seus ideais.

“Quando plantamos árvores, nós plantamos as sementes da paz e da esperança.” (Wangari Maathai)

Seja subindo o monte Everest, desbravando a Antártica, plantando árvores, lutando com piratas, cantando numa banda punk, denunciando o governo nazista, inventando aparelhos medicinais, ou salvando um idioma, elas provaram e continuam provando que realmente são mulheres incríveis.

"Eu podia ser pequena, mas era uma garotinha valente." (Marta Vieira da Silva)

Falando sobre a parte física da obra, tenho que ressaltar que está tão incrível quanto o seu título. A capa dura, as folhas coloridas e as caricaturas das heroínas que fazem parte do livro estão “maravilindas”.


“É preciso se lembrar de nunca parar de agir por medo de fracassar.” (Rainha Lili' Uokalani)

Esse livro mexeu tanto comigo que muitas vezes senti lágrimas brotando nos olhos. Isso pelo fato de que, como mulher, me coloquei no lugar dessas mulheres fortes e determinadas. Pois não é fácil ser mulher. Elas lutaram, desbravaram, sofreram, mas também encontraram soluções e formas diferentes de mostrar ao mundo que as mulheres são capazes, e muito, de fazer a diferença nesse mesmo mundo que ainda as trata com inferioridade.


Elas desafiaram o governo opressor, uniram adeptos e continuam procurando meios de transformar o mundo em um lugar melhor e mais justo para todos.

Recomendo muito. É um livro cativante.





You Might Also Like

25 comentários

  1. Olá Ana, tudo bem ?
    Eu não conhecia a obra e achei bem interessante um livro reunir todas essas mulheres fortes (embora todas nós sejamos de alguma forma) Mas elas puderam demonstrar ao mundo algo de diferente. Esse livro me lembrou o filme Encantada, quando o moço quer dar um presente para a filha pequena e não sabe o que, então ele compra um livro com mulheres fortes e que mudaram a sociedade.
    Muito interessante a premissa e a capa, bem como as ilustrações estão lindas.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Concordo plenamente! Todas temos um poder dentro de nós :)
      Assisti Encantada também, mas preciso ver de novo pra lembrar melhor hehe
      Obrigada pelo comentário!
      Beijos

      Excluir
  2. Boa noite, é muito interessante contar a história de tantas mulheres que a seu modo contribuiram para mudar a nossa história.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana eu também tive a oportunidade de ler esse livro menina e te digo que foi uma das melhores escolhas que fiz, gostei da forma em que as mulheres foram homenageadas e até mesmo contadas as suas histórias.
    Adorei as fotos.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Morgs! Obrigada!! Fico feliz que tenha apreciado a leitura também! :*

      Excluir
  4. Que resenha linda! Esse livro aparenta ser bem intenso e cheio de histórias comoventes, e é claro que nós mulheres estamos sujeitas a chorar um pouco com os relatos. Adorei o livro, a capata, as folhas, tudo está maravilhoso!

    Acredito que seria muito bom entregar um desses àquele homem machista que duvida do nosso potencial, e mesmo que o carinha não seja machista, ainda é um ótimo presente tanto para eles quanto para as mulheres.

    Um beijo, Karol Vicente.
    http://www.palavrasambulantes.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karoline! Haha Verdade! É necessário que todos leiam e passem a prestar mais atenção nesse assunto.
      Beijos!

      Excluir
  5. Eu tô atras desse livro faz tempo, tenho certeza que é incrível, e trata de um assunto tão pertinente né. É o tipo de livro que toda mãe deveria dar pra sua filha adolescente ler. Muito bom.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana. Adorei a sua resenha, menina. Eu estou louca para ler esse livro, acredito que seja uma ótima leitura e que as mulheres com certeza deveriam procurar para ler. Acho a capa maravilhosa e as ilustrações parecem ser incríveis também.

    ResponderExcluir
  7. Oi.
    Eu já tinha visto esse livro e estou louca para ler.
    Vejo tantas pessoas falando mal do feminismo sem nem ao mesmo ler do que se trata. Hoje quando falamos em feminismo as pessoas já pensam em mulheres que não se depilam e que se masturbam em via pública.
    Considero essencial esse tipo de livro para que as pessoas entendam o que é ser mulher e as lutas que já travamos e ainda teremos que travar simplesmente para conseguirmos viver com dignidade.
    Adorei a resenha e adicionei o livro a minha lista de desejados.

    Beijos.
    http://www.rillismo.com/

    ResponderExcluir
  8. Ana, quero tanto esse livro. É tão bom que livros com histórias de mulheres incríveis estão em destaque. Ainda é pouco, mas acho que o mundo já consegue ouvir a voz dessas mulheres.
    E que edição linda!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Que livro interessante, Ana. Já adicionando a minha lista. Fiz um trabalho sobre a Malala na escola, é uma história muito incrível. Li algo relacionado a história do livro há um tempo atrás, "A história de Aisha" conhece?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Realmente, não é fácil ser mulher. Desde que vi que o livro seria lançado fiquei curiosa. Tô achando ótima essa vibe de livros sobre mulheres fortes. É maravilhoso que isso esteja sendo valorizado agora.

    ;*

    ResponderExcluir
  11. Oieee, já vi esse livro e ele é maravilhoso, fico orgulhosa de ver como ele trás uma mensagem importante para todas as mulheres, cada uma delas presentes nesse livro passaram por grandes provações e superaram se tornando um símbolo da luta e do poder feminino!

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Ana, acho difícil uma mulher que leia este livro e não se sinta mexida e orgulhosa por estas mulheres descritas. São nossas inspirações.
    Bjs,Rose

    ResponderExcluir
  13. tô bem curiosa e ansiosa pra fazer essa leitura... desde que vi o lançamento, inclusive... muitas dessas mulheres me inspiram a não desistir e a sempre resistir em meio a esse mar de misoginia em que vivemos...
    bjs...

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Fiquei muito curiosa para ler este livro. Além de ser uma excelente forma de aprendermos um pouco sobre história, deve ser muito inspirados conhecer mais sobre a vida dessas mulheres incríveis e que contribuíram tanto para a história da humanidade.
    Algumas destas eu confesso que não conhecia, mas fiquei bastante interessada em ler este livro e conhecer todas elas.
    Adorei sua resenha e já anotei a dica!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá
    quero esse livro para ontem, estou impressionada não só com a edição mas também com a ideia e o conteúdo tão interessante, adorei ver por aqui sua opinião

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu quero muito este livro. Achei incrível e super importante. Sempre que vejo uma resenha fico mais louca ainda para tê-lo. A edição também está linda. Amei seu post e as fotos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Eu não conhecia o livro e simplesmente adorei ter essa oportunidade através dessa postagem!
    Não é fácil ser mulher e mostrar ao mundo a que veio! Tenho certeza que ficaria muito emocionada também com a força e a determinação dessas mulheres que nos servem de exemplo.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  18. Oi, não conhecia o livro, mais gostei bastante do contexto, onde vemos e reconhecermos as mulheres que lutaram por alguma razão. Gostei também da capa e fiquei curiosa para ler-lo.
    bjs

    ResponderExcluir
  19. Ana, usando o título do livro... Que obra incrível.
    Estou simplesmente apaixonada e morrendo de vontade de ler.
    Quero saber mais sobre essas mulheres, pois a maioria não ouvi falar.

    ResponderExcluir
  20. Oi Ana! Que livro lindo e necessário. Tá mais do que na hora de grandes mulheres terem a mesma visibilidade dos grandes homens. Que esse livro se torne o novo livro de cabeceira de muitas meninas, para que elas se inspirem nesses grandes nomes.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Já tinha visto este livro por aí, e gosto muito dele. É muito importante essa visibilidade à respeito de grandes mulheres!
    Bjs

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber o que você achou do post!