A Missão

Eu li - A Missão

segunda-feira, julho 02, 2018

Título: A Missão
Autora: Stéfani P. Paludo
Número de páginas: 298
Ano: 2018
Editora: Hope

E-book cedido em parceria com a autora

Após uma doença que devastou a humanidade, um único país sobrevive em meio à Floresta Amazônica. Uma sociedade semelhante as anteriores, onde desigualdade, miséria e corrupção predominam. Um governo negligente e com poderes ilimitados permanece no poder, satisfazendo apenas suas próprias necessidades. Um grupo de amigos decide agir e forma um grupo revolucionário e secreto, denominado “A Missão”. Seu principal objetivo é tirar os governantes do poder e implantar a democracia. Os principais líderes têm cargos de confiança ligados aos governantes e vão tramar dentro de seu próprio Palácio para derrubá-los. Mas como realizar o plano? Até que ponto conseguirão novos aliados sem colocar tudo em risco? Irão conseguir o apoio do povo? Os fins realmente justificam os meios quando a vigilância é constante e a confiança uma raridade?

O planeta foi completamente devastado por um vírus mortal, apenas poucas pessoas resistiam à doença. E antes que não houvesse maias chances para a população, uma medida foi tomada.

Assim nasceu Tazur, um país construído no meio da floresta Amazônica, para o qual os sobreviventes do terrível vírus ao redor do mundo poderiam refazer suas vidas e garantir que a espécie humana possa se reerguer.

A história se desenrola numa época onde Tazur já possui estabilidade de recursos, e a população se adaptou ao novo ambiente. Mas o governo é completamente opressor, comandado por três cruéis governantes, Margareth, Milton e Golth, o povo é totalmente esquecido. Enquanto uma minoria se satisfaz com riquezas e vive uma vida de luxos, o resto da população perece na miséria.

Protegidos por um grande exército de soldados, qualquer pessoa que conheça o estilo de vida ditador de Margareth acaba sofrendo as consequências com a própria vida, pois ela precisa manter a aparência de governante justa e bondosa. Porém, o seu guarda de confiança, Júlio, está ciente de toda maldade que assola à sua volta, e juntamente com um jornalista chamado Andrew e o guarda de confiança de Milton, Thomas, pretendem derrubar o atual governo e implantar uma forma de vida mais igualitária para todos.

Mas como eles farão isso rodeados por um exército cego e habitantes alheios às desigualdades sociais? A resposta vem de onde menos esperamos, e quando tudo parece ir por água abaixo, uma ajuda inesperada estará disposta a resgatar os melhores dias de Tazur.


A Missão se passa em um universo pós apocalíptico, onde um possível governo opressor é a fonte de vários problemas de fome e miséria no país. Apesar disso, é possível identificar uma grande semelhança com a nossa real situação. O modo de governar de Margareth e seus companheiros não diferentes do sistema em que vivemos, mesmo nos países mais democráticos.

A esperança em salvar as pessoas não afetadas pelo vírus era de que um mundo perfeito poderia ser recriado. Mas a maldade e desigualdade já estava implantada, e as ações passaram a se repetir até mesmo numa sociedade planejada. Os habitantes de Tazur herdaram o que havia de bom e de ruim, e assim passaram a repetir os mesmos erros.


Realista e impactante, a história prende o leitor do início ao fim. A autora escreve de forma bastante convincente, e como flui muito bem, realizei a leitura em poucos dias.

É uma obra prática, com poucos detalhes ou algo que a diferencie de outras distopias, mas está repleta de tensão e grandes as reviravoltas, e para quem curte um final inesperado  certamente irá adorar.

Recomendo!

You Might Also Like

10 comentários

  1. <3 <3 muito obrigada pela resenha, Ana!

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei. Quero muito ler. Bjus

    ResponderExcluir
  3. Não é um tipo de livro que eu leia ou me atraia mas eu gostei de conferir sua opinião sobre ele. Não conheci mas adorei saber sobre. Quem sabe futuramente eu não mude de opinião não é mesmo?!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Adorei a ambientação, o nome dos personagens e o enredo da história.
    A capa também está bastante legal. Com toda certeza vai para minha lista de desejados.
    Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Adquiri esse livro quando ele entrou em promoção no kindle e ficou gratuito. Adorei a sinopse e baixei para ler quando "desafogasse", mas ainda não tinha lido nada sobre ele até então. Adorei conhecer através do seu ponto de vista, fiquei mais curiosa para ler!

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Oi. não conhecia Missão e nunca li nada da editora Hope, então, por sua resenha, achei essa uma ótima forma de começar a conhecer o trabalho da editora bem como da autora.

    ResponderExcluir
  7. Gosto do enredo e da ambientação.

    Preciso terminar a leitura. A escritora é uma querida, merece muito o sucesso.

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Distopia não é meu gênero favorito, mas de vez em quando até arrisco. Gostei da mudança de governo e de como isso influencia em todo o resto.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Eu não conhecia a autora e o livro, achei interessante a premissa e gostei da sua resenha, mas confesso que no momento não pretendo ler. Eu vou anotar a sua dica, pois gosto de ficção científica.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Oii Ana.
    Não conhecia esse livro, mas fiquei bem curiosa. Pena que estou tão atolada de leituras e não vou conseguir pegá-lo para ler tão cedo.
    Abraços, Mary
    http://leiturasdamary.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber o que você achou do post!