dia M

Constantine

domingo, julho 27, 2014


Constantine é um filme lançado em 2005 baseado nas HQ's da Vertigo™ Hellblazer, onde conta a história de John Constantine, um ocultista que tem o dom de visualizar e interagir com o sobrenatural.

No filme, John (interpretado por Keanu Reeves) é incumbido de solucionar a morte da irmã gêmea da detetive Angela Dodson, Isabel, uma mulher internada em um sanatório por alegar ver criaturas sobrenaturais, assim como John.

Para isso ele desce ao inferno e descobre que Isabel de fato se matou. Mas também descobre que o filho de Lúcifer, Mamon, está tentando conquistar o mundo sem o conhecimento de seu pai e, o pior, com a ajuda do céu.

Uma história muito interessante, um filme muito bom para o cinema, mas que não agradou nem um pouco dos fãs dos HQ's. Vejam o porquê:



John Constantine
1º - A aparência de John (e dos demais personagens): O John Constantine do filme tem algumas diferenças do John Constantine das HQ's, pois este, para começo de conversa, é loiro e usa sobretudo, e não um terno muito bem alinhado como Keanu usa. Chas Kramer, seu braço direito, no filme se apresenta como um garoto de no máximo 20 anos. Nas HQ's ele é um senhor de meia-idade e com o semblante bem depressivo. Gabriel é o que mais se aproxima da fisionomia do personagem das HQ's, mas ainda assim no filme "ele" é uma mulher, e nos quadrinhos, um homem (se bem que... deixa pra lá!). Papa Midnite nas telas é um homem de porte médio. Nos quadrinhos ele é 3 vezes maior. 



Papa midnight
(Notaram que eu não falei de Lúcifer, não é? Logo saberão o motivo...)

2º - O ambiente: O filme se passa em Los Angeles (com um pé lá no México). Nos quadrinhos, a maioria esmagadora das histórias se passam na Inglaterra. Sim, o John Constantine original é inglês!

3º - O enredo (alerta de spoiler): A maior parte do enredo do filme é baseado na história Hábitos Perigosos (Dangerous Habits), que conta o drama de John ao descobrir um câncer no pulmão (sim, nos quadrinhos ele fuma igual um condenado também). Para reverter isso tudo, pois ao morrer John sabe que irá para o inferno, ele tenta usar de suas artimanhas.
A diferença está no início e no final do processo.
Chas Kramer
A origem de tudo, o porquê de John estar condenado a ir ao inferno não está muito bem clara no filme, parece que ele tentou suicídio... Porém na HQ é diferente, a história de "Liverpool", conta que ele e seus amigos invocam uma magia e algo dá errado. Eles descem para o inferno, somente John retorna.
A cura do câncer também é divergente: No filme Constantine se sacrifica para que a alma de Isabel Ascenda ao céu e, por isso, Deus também tenta levá-lo. Para impedir isso, Lúcifer (que vem busca-lo pessoalmente), arranca manualmente o tumor e pronto! Vida nova!
Nos quadrinhos John faz uma artimanha bem mais complexa: vende a sua alma para TRÊS demônios que não são muito amiguinhos entre si. Na hora de sua morte, os três aparecem para levá-lo e o disputam (literalmente) a tapa. Como a contenda não teve resolução alguma, os demônios curam o câncer dele (da mesma forma que Lúcifer no filme, só que de uma forma bem mais "vermelha") e o concedem mais tempo de vida até que eles se resolvam entre si lá no inferno.
Gabriel
As diferenças do enredo são muito grandes. Chas não é morto e muito menos se transforma em anjo.

Enfim, se Constantine fosse uma obra independente, seria muito mais aclamado pelo público. É um ótimo filme para se assistir, sem dúvida, mas o fato de ter sido inspirado em Hellblazer o fez perder muita credibilidade. Até se falava na época de fazerem uma sequência, mas nada mais se diz sobre. 

Para a alegria da galera, Hellblazer vai se transformar em uma série de TV pela NBC e o lançamento está previsto para dia 24 de outubro deste ano.



Constantine da série






You Might Also Like

5 comentários

  1. Nossa, eu não sabia da existência do HQ. Muito interessante as comparações. Eu gosto muito do filme, muito mesmo, e fiquei bem interessada em ler o HQ.
    Beijos
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei do filme até....sabia dos quadrinhos, mas nunca li, então não pude perceber essas nuances diferentes....mas como eu disse, curti o filme
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu não sabia que esse filme era uma adaptação de uma HQ, eu nunca o assisti porque sou muito medrosa haha. Esses filmes sempre tendem a deturpar algumas coisas dos originais, às vezes é necessário, mas, pelo que vejo,não foi o que aconteceu nesse caso.
    Obrigada por estar seguindo meu blog, estou seguindo de volta.
    Beijos

    blogfalandodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nunca assisti o filme e nem tenho vontade, só tenho vontade de ver a série por conta da divulgação que teve.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu amo o filme e fico mais feliz com a série, quanto mais referencias e juntar com a HQ melhor, Arrow prova isso

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber o que você achou do post!