Original: Harry Potter and the Goblet of Fire
Autor: J.K. Rowling
Número
de páginas: 536
Ano: 2001
Tradução: Lia Wyler
Editora: Rocco
No quarto ano em Hogwarts, Harry Potter, embora ainda sem idade suficiente, é misteriosamente selecionado pelo Cálice de Fogo para competir no arriscado Torneio Tribruxo. Estranhos sinais luminosos no céu mostram que Voldemort pode estar anunciando sua volta. Além disso, a marca na testa de Harry não para de doer, o que sempre significa que algo muito tenso está para acontecer.
Atenção! Possui spoilers dos primeiros livros!
É o quarto ano de Harry Potter dentro do universo bruxo, e após enfrentar grandes situações perigosas nos anos anteriores, desta vez parece que a coisa ficou séria. Sua cicatriz começou a doer e ele passou a ter "visões" e sonhos com o cruel Voldemort.
Mas antes de saber o que lhe aguarda, Harry recebe a ilustre visita de Arthur Weasley, pai de seu amigo Rony, que veio lhe buscar para passar o restante das férias com a família Weasley n' A Toca, e poder assistir ao vivo a final do campeonato mundial de Quadribol.
Após o jogo, figuras estranhas invadem o acampamento dos bruxos, usando máscaras pretas e fazendo arruaça. De repente a figura de uma caveira com uma cobra em volta aparece no céu, deixando todos apavorados, pois alguns sabem do que se trata: a marca negra, o sinal de comunicação entre os seguidores de Voldemort. E mesmo que não tenham feito nenhuma vítima, não pode-se ficar tranquilo com a ocorrência desse episódio.
Já em Hogwarts, os alunos recebem a notícia de que naquele ano aconteceria o Torneio Tribruxo, uma disputa entre alunos das três maiores escolas de magia: Hogwarts, Durmstrang e Beauxbatons. Cada escola teria direito a selecionar um aluno, com 17 anos ou mais, para participar. O sorteio é feito pelo objeto mágico chamado Cálice de Fogo, que sempre escolhe os alunos mais corajosos, inteligentes e capacitados para realizar as provas do torneio.
E adivinha quem é selecionado para participar? Isso mesmo! O nosso Harry Tiago Potter rsrs
Por isso algo estranho paira no ar. Harry tem apenas 14 anos, e não deveria ter sido selecionado. Para começar, ele nem havia colocado seu nome no cálice, nem pedido para que alguém mais velho colocasse. E outro aluno de Hogwarts já havia sido selecionado, mas mesmo assim o torneio seguiria em frente, com quatro participantes.
Logo os desafios começam e são tarefas muito perigosas, porém, parece que a sorte está sorrindo para Harry. A ajuda vem de lugares inesperados, fazendo com que ele possa se antecipar e se preparar para as tarefas "mortais".
Entre atividades arriscadas do Torneio Tribruxo, disciplinas e trabalhos escolares, Harry, Rony e Hermione mais uma vez tem preocupações além da conta para se preocupar, pois aquela sensação de que algo ruim está por vir não os deixa em paz.
É uma aventura mais que emocionante. Dragões, "sereianos", esfinges... Diversas criaturas mágicas aparecem pela primeira vez nessa história para nos encantar e nos deixar cada vez mais extasiados. E novos personagens também aparecem para confundir, e fazer duvidar de suas atitudes.
Fora que o quarto livro nos apresenta um Harry mais maduro e menos inocente. O que ele enfrenta nesse livro às vezes nem um bruxo adulto experiente poderia ser capaz de enfrentar. Esqueçam o menino que sobreviveu, ou o que não sabia que era um bruxo. Mesmo com toda ajuda recebida durante os desafios do torneio, ele os resolve com bravura e muita coragem
As sensações durante a leitura de Harry Potter e o Cálice de Fogo são indescritíveis, e como fã dessa saga, fica difícil para mim expressar com precisão o quanto ela é maravilhosa.
Então, só posso dizer que recomendo imensamente.
A resenha faz parte do Especial Harry Potter, em comemoração aos 20 anos da publicação de Harry Potter e a Pedra Filosofal na Inglaterra.
12 comentários
Olá,
ResponderExcluirMenina já faz 20 anos da publicação na Inglaterra?! Caramba como o tempo voa.
Confesso que ainda não fiz a leitura de nenhum dos volumes e que acabei lendo meio que por cima sua resenha por conter spoiler dos anteriores.
Achei bem curioso o nome do Harry ir parar no cálice sem que ele ou ninguém que ele pediu tivesse colocado e quero descobrir porque isso aconteceu. A trama parece ser regada a bastante ação e um leve suspense agradável em torno dos acontecimentos. Amei saber um pouco mais do livro através de suas impressões.
LEITURA DESCONTROLADA
Oi! Verdade, não parece mas eu tinha apenas 4 anos rsrs
ExcluirÉ uma leitura ótima, menina! Esse em questão é um dos meus favoritos, justamente pelo mistério em querer descobrir como o nome do Harry parou no cálice :)
Espero que possa ler um dia. Fico feliz que tenha gostado do post :*
Olá! HP é tudo de bom! Sou apaixonada pelos livros, por esse universo criado! O Cálice de Fogo é um dos mais emocionantes. 20 anos de HP, é uma obra atemporal. Amei a resenha, beijos!
ResponderExcluirOi, Suzana!
ExcluirÉ difícil quem leu e não gosta.
Que bom que gostou da resenha :)
Beijão!
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirVou te confessar que por um bom tempo Harry Potter e o Cálice de Fogo foi o livro que eu menos gostava da série e era o único que eu me recusava a reler, porque achei muito arrastado. Ano passado decidi reler toda a série e fiquei sem entender porque não gostava de O Cálice de Fogo. Ele não superou meus favoritos, que são o 3º e o 7º, mas ficou em terceiro empatado com A Ordem da Fênix.
Adorei sua resenha e amei a ideia de fazer um especial sobre Harry Potter.
Beijos!
Oi! Já eu acho um dos melhores rsrs
ExcluirQue bom que gostou da resenha!
Beijo!
esse livro é emocionante, li há alguns muitos anos e gostei tanto, tenho preguiça de reler a série, não vou dizer que me marcou, mas é uma ótima leitura.
ResponderExcluirConcordo plenamente. Cheia de mistério e magia :)
Excluirconfesso que as aventuras do universo de harry nao me empolgam...até tentei ler certa vez mas foi desastrosa a experiência...mas sei que muita gente se encanta...
ResponderExcluirbjs...
Que pena, Maria. Mas são gostos diferentes, não é. O que seria do amarelo se todos só gostassem do azul? :) hehe Beijo!
ExcluirUm dia eu ainda vou criar um projeto para ler HP. Eu só li o primeiro livro, a escrita não me prendeu e eu me senti entediada lendo. Não foi um livro pra mim mesmo.
ResponderExcluirhttp://laoliphant.com.br/
Oi, Débora. Que pena :(
ExcluirMas o primeiro concordo que é um pouco arrastada, mas o segundo já está melhor. Te garanto!
Adoraríamos saber o que você achou do post!