Original: Harry Potter and the Prisioner of Azkaban
Autor: J.K. Rowling
Número de páginas: 318
Ano: 2000
Tradução: Lya Wyler
Editora: Rocco
Sinopse: Harry Potter é um menino bastante fora do comum. Está ansioso pelo término das férias de verão, se empenha em realizar todos os deveres de casa e, além de tudo, ele é um bruxo. Ao regressar para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, a atmosfera é tensa. Sirius Black, por muitos considerado um servo de Lorde Voldemort, esteve preso durante 12 longos anos na temível fortaleza de Azkaban, condenado pela morte de 13 pessoas com um único feitiço, e agora está foragido. Uma pista indica o lugar para onde ele se dirigiu - os guardas de Azakaban o ouviam murmurar enquanto dormia: "Ele está em Hogwarts... ele está em Hogwarts." Harry Potter não está seguro nem mesmo entre as paredes de sua escola de magia, rodeado de amigos. Porque, ainda por cima, pode haver um traidor no meio deles.
Harry já resgatou a Pedra Filosofal, enfrentou o imortal basilisco escondido no castelo de Hogwarts, e se livrou de uma ameaça terrível que estava dentro de um diário, e agora um ar agourento parece tirar mais uma vez suas férias tranquilas.
A tia de seu primo Duda, Guida, é uma mulher irritante, então sua paciência o põe para fora de casa, sem saber como será sua vida depois, visto que ele usou magia fora da escola, e no ano anterior havia recebido um aviso informando que na próxima vez que usasse sua varinha nesse período seria expulso de Hogwarts.Por isso nem esperou receber a outra carta e fugiu com Edwiges.
No caminho pensa ter visto uma criatura assustadora espreitando de longe, quando mais que depressa aparece um ônibus de três andares roxo parou para ajudá-lo. Era o transporte de emergência para bruxos perdidos, ou como é mais conhecido, o Nôitibus Andante. Harry toma o ônibus, que também servia como um hotel sob rodas, por medo da criatura e porque precisava de um lugar para ficar.
Mas ao se instalar no Caldeirão Furado, ele se encontra com o próprio ministro da magia, que o informa de não ter sido expulso da escola, pois há um perigo à solta e a proteção vinha em primeiro lugar, visto que um dos seguidores de Voldemort, o mesmo que entregou o esconderijo dos Potter para ele, fugiu da prisão de Azkaban.
Já no expresso Hogwarts, o guardas começam a fazer a investigação à procura do bruxo criminoso. Mas esses guardas são criaturas assustadoras, que sugam a felicidade de quem está por perto. Harry parece ser o mais afetado, talvez por ter sofrido bastante crescendo sem os pais. Mas o novo e querido professor de Defesa Contra as Artes das Trevas o ajudará a enfrentar esses temidos dementadores.
Enquanto isso, a fuga do assassino Sirius começa a trazer segredos e boatos há tanto tempo esquecidos e guardados no passado. Sirius, além de amigo de Tiago e Lilian Potter, era também padrinho de Harry. A fúria do garoto e a vontade de encontrá-lo parecem dominar seus instintos e mais uma vez uma aventura em busca de respostas prometem uma história maravilhosa, cheia de magia, coragem, criaturas fantásticas e objetos fascinantes.
E mais uma vez me encontro aqui sem saber exatamente por onde começar a descrever o que sinto cada vez que leio um livro dessa saga. Mas... Vamos lá!
Somos apresentados ao professor Lupin, o novo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, que é o melhor professor que alguém poderia ter, mas como o cargo parece amaldiçoado só ficamos esperando o que poderá acontecer com ele. Ele ensina a Harry como se proteger dos temidos dementadores com o feitiço do Patrono e o formato que ele adquire é a mesma que era a do seu pai.
Outro ponto importante, é o fato de que Harry não tem permissão para visitar a vila bruxa de Hogsmeade nos finais de semana, mas com a capa da invisibilidade e a grande ajuda dos gêmeos Weasley, ele conhece e passa a ser dono do Mapa do Maroto, um objeto mágico criado para ver os movimentos das pessoas no castelo de Hogwarts e as passagens secretas para fora da escola. Esse mapa terá grande importância para a descoberta dos segredos que envolvem a morte de seus pais.
A primeira vez que li Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, ele já se tornou meu favorito na saga. Isso foi há quase 10 anos, e não via a hora de terminar a leitura, ao passo que não queria que terminasse logo e eu pudesse saborear e aproveitar cada pedacinho desse encanto de livro. Nada é o que parece, e nunca podemos confiar piamente nas atitudes de alguém. Como é um universo de magia e repleto de reviravoltas, me peguei várias vezes com o coração na mão e emocionada com os acontecimentos. Chorei, dei risada, abracei o livro de verdade! Sim! Aconteceu isso comigo (rsrs), porque é realmente de tirar o fôlego.
E após esses 10 anos, quando fiz a releitura, a sensação foi a mesma, se não maior. Fiz a leitura com mais atenção, observando mais os detalhes e buscando encaixar algumas partes com os livros anteriores ou os seguintes, e essa percepção foi fantástica! JK criou um inverso maravilhoso, onde nos faz viajar e se encantar sempre com sua escrita e seus personagens tão queridos.
Recomendo imensamente! Independente da idade.
24 comentários
Olá
ResponderExcluirEsse título é um dos meus preferidos, mas sou suspeita em comentar porque sou apaixonada por Harry Potter. Já fiz a releitura duas vezes e com certeza irei fazer mais, não me canso dessa história e muito menos dos personagens. E claro, adorei poder conferir sua postagem!
Beijos,F
Concordo plenamente que são incansáveis *-* Fico feliz que tenha gostado!
ExcluirOi, Ana!
ResponderExcluirLi esse livro e adorei! Amo o filme também, ele é o meu preferido.
Da J.K só li o primeiro e esse terceiro. Não tenho interesse em ler os outros, mas gosto bastante dos filmes.
Fico feliz que a sensação de reler esse livro só tenha te deixado ainda mais apaixonada pela saga. ^^
Talvez um dia eu venha a ler esses livros para meus filhos.
Beijão!
http://www.lagarota.com.br/
http://www.asmeninasqueleemlivros.com/
Oi!
ExcluirTambém vou ler para os meus filhos *-*
Você vai adorar com certeza!
Oi Ana!
ResponderExcluirEntão... Pelo visto vou ser a única a comentar que não leu nenhum dos livros da saga (que vergonha!).
Mas essa saga é uma daquelas que não me instigam nem me faz querer ler. Não sei o que tem de errado comigo, porque nem os filmes senti vontade de assistir! Mas enfim, essa sensação de amar mais uma vez um livro querido na releitura é o máximo! Conheço o sentimento.
Gostei da resenha, bjs e até mais!
http://lovereadmybooks.blogspot.com.br
Oi, Jessica!
ExcluirQue pena...
Que bom que gostou :*
Oi. :)
ResponderExcluirReler HP dá a mesma sensação da primeira vez, ou melhor.
Dessa série esse livro é o meu preferido, por conta do Sirius rs. <3
Parabéns pela resenha, adorei!
Blog As Meninas Que Leem Livros
Bjs.
Ana, vem aqui me abraçar, porque este é o meu livro favorito da saga, embora ame fortemente todos. Aiás, Sirius Black é um dos meus personagens queridinhos.
ResponderExcluirMEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos
Olá, ótimo post! De Harry Potter eu ainda só li os dois primeiros livros e vi os três primeiros filmes, mas já vi vários leitores dizendo que esse é um dos melhores livros da saga, e pelo que pude ver da história no filme, concordo com isso.
ResponderExcluirOi, tudo bem?
ResponderExcluirEu nunca li HP, mas também não tenho vontade... Admiro muito a história da JK e a criatividade dela em criar esse universo, mas não gosto muito de coisas fantásticas e magia, então nunca fui atraída pela história.
Mas fico feliz que sua releitura tenha sido boa, geralmente não gostamos quando relemos hahahaha.
Oi!
ResponderExcluirAhhhh, meu livro favorito!
Tentarei reler assim que possível pra ver como meu entendimento mudou sobre a história. Faz muito tempo que não releio meus livros. Tentarei em breve, já que é minha saga favorita! Parabéns pela resenha lindíssima!
Oie!
ResponderExcluirAi que tudo!
Eu preciso reler os livros também, com certeza vou observar detalhes que não vi na minha primeira leitura. Eu adoro essa série, e acho linda essa capa branca!
M<uito linda!
Bjks!
Histórias sem Fim
oie! :)
ResponderExcluirEsse mês vou reler o primeiro livro, estou com tanta saudade de ler HP e o seu post aguçou ainda mais !
Amo HP e esse universo , amei a resenha!! Também vou observar mais os detalhes dessa vez tbm!
Beijos!
Jess
www.pintandoasletras.com.br
Olá!
ResponderExcluirAcredita que tenho essa série e ainda não li? Sinto que sou a unica no mundo que está deixando essa obra tão elogiada (inclusive por você) pra trás. Assisti apenas os filmes. Tá na hora de consertar isso... Adorei a sua resenha
Nizete
Cia do Leitor
Olá!! :)
ResponderExcluirEu estou ansiossimo por fazer esta leitura!! Li ate Calice de Fogo e quero emsmo mutio avançar! :) Deixaste me ca com uma vontade...
Enfim, ainda bem que gostaste tanto ou mais que da primeira vez!! E que e o teu favorito de todos!!
Boas leituras!! ;)
no-conforto-dos-livros.webnode.com
Harry Potter é o tipo de obra em que a magia nunca se perde, onde a cada leitura é cada vez melhor e é impossível não se envolver em suas aventuras e descobertas em Hogwarts e com seus amigos. Acho que jamais serei capaz de não sentir aquela magia da descoberta desse universo, de vê-los crescendo e assumindo suas responsabilidades. É o tipo de obra que quem não conhece precisa conhecer e que quem o tem a magia para sempre em seu coração! Foi maravilhoso rever essa obra e lembrar a história com sua resenha. Parabéns!
ResponderExcluirUm beijo
www.brookebells.com
Oii, tudo bem?
ResponderExcluirNão tenho muito o que falar, ainda não tive ainda a oportunidade de ler os livros de HP, mas tenho muitaaa vontade de ler! Gostei dos filmes e só ouço elogios sobre os livros.
Bjos
Oi, tudo bem? Acredita que ainda não li Harry Potter??? Quando teve o bum eu era uma adulta sabichona pacas, e achei que era um livro infantil. Aí ano passado decidi que iria ler. Comprei a série em inglês, capa dura, caixa bacana, e... Ainda não abri nenhum... :/ Mas pretendo ainda esse ano pelo menos começar.
ResponderExcluir;D
Nelmaliana Oliveira
o bom de se fazer releituras é que sempre encontramos algum elemento novo ao revisitar a história, tô relendo LotR e acontece isso comigo... no caso de HP... bem... particularmente não gosto da história, tentei ler o primeiro livro mas não rolou...
ResponderExcluirmas como você bem falou, independe da idade, mesmo não curtindo, até indico pros meus alunos... hehehe
bjs...
Olá!
ResponderExcluirAiiii esse é um dos meus livros preferidos da saga, já fiz a leitura dele tem mais ou menos esse mesmo tempo que você, já faz bastante tempo, mas ainda não consegui reler, porque preciso dar prioridades para os encalhados da minha estante. Harry Potter e JK Rowling nos encanta a cada página lida. Eu quero muito reler, para poder ler com calma e mais atenção aos detalhes, porque quando a gente lê, sempre acaba passando um detalhe ou outro que a gente não encaixou direito ou não deu importância.
Beijos,
Nay
Traveling Between Pages
AAAAAH MEU LIVRO FAVORITO DE HP! pelo menos um dos dois que amo demais kkk Realizei a leitura deles há muito tempo, mas amei demais cada momento, a escrita da autora e quando assisti ao filme então amei mais ainda! E como você espero reler a série algum dia!
ResponderExcluirBJss
Aiiiii que nostalgia! <3
ResponderExcluirNão tem como ler uma resenha de HP e não sentir vontade de reler tudo! Quando eu li foram todos emprestados, e até hoje não comprei meus exemplares. Mas assim que eu comprar vou fazer isso! <3
Beijos
Oi Ana, como está?
ResponderExcluirSou apaixonadíssima por Harry Potter e seus complementos! Maravilhoso saber que relestes o terceiro livro. Particularmente adoro esse e acho os desdobramentos dele excelentes! Essa saga certamente é daquelas que todo o fã de bruxaria gosta com ganas!
Abraços e beijos da Lady Trotsky...
http://rillismo.blogspot.com
Oii Ana, tudo bem? Eu comecei a ler a série em 2013 e ainda estou no terceiro livro, acredita? Não é que não esteja gostando, pois amei demais os três, mas quero ter tempo (quem sabe nessas férias) para realmente saborear os livros, ler com calma, prestar atenção nos mínimos detalhes. Sou muito fã da J.K. e todas as suas obras, e tenho certeza que HP entrará no coração. Fico muito feliz que sua releitura tenha sido tão boa! Eu acho que o segundo é meu favorito até agora, mas também amei o terceiro. Lindo post!
ResponderExcluirBeijos
Adoraríamos saber o que você achou do post!