Agatha Christie

Eu li - Assassinato no Expresso do Oriente

domingo, agosto 09, 2015

Título: Assassinato no Expresso do Oriente
Original: Murder On the Orient Express
Autor:Agatha Christie
Número de páginas: 189
Ano: 1986
Tradução: Archibaldo Figueira
Editora: Record


O famoso detetive belga Hercule Poirot está voltando de um caso que resolveu na Síria e chegando ao hotel Tokatlian recebe uma mensagem para resolver outra situação em Londres. Para isso ele precisa viajar no luxuoso trem de Istambul com destino a Calais. 

Ao entrar no trem, ele se depara com mais 12 passageiros de diversas nacionalidades (ingleses, americanos, italiano, suecos, húngaros, etc). Entre os passageiros está um homem americano chamado Samuel Edward Ratchett e este sabendo da fama do detetive, pede para que ele o proteja de um possível atentado, pois há tempos vem recebendo cartas anônimas ameaçadoras. Entretanto, Poirot não aceita.

Na mesma noite da saída do expresso, Ratchett é brutalmente assassinado com doze facadas. Na cabine dele encontram-se algumas pistas estranhas: um limpador de cachimbo, um lenço com a letra “H” bordado e uma carta quase toda queimada. Poirot consegue resgatar um pedaço da carta e descobre que o morto na verdade se chamava Casseti e era antigo líder de uma quadrinha.  Ele fora o principal responsável pelo sequestro e morte de uma menina americana chamada Daisy Armstrong e, devido a esse acontecimento, os pais e a ama seca de Daisy também morreram.

Enquanto isso, o trem fica preso em uma grande tempestade de neve e o diretor da companhia, Monsieur Bouc, pede para que Hercule Poirot  entreviste todos os passageiros. O primeiro a testemunhar foi o próprio condutor da Wagon Lit, dizendo que não vira nada suspeito. O segundo interrogado foi o secretário de Ratchett, MacQueen, que dissera estar conversando no momento do crime com o coronel Inglês Arbuthnot. A terceira entrevistada, a senhora Hubbard, afirmou ter visto alguém entrando em sua cabine, visto que ela se encontrava ao lado da cabine de Ratchett e esta tinha acesso à entrada da mesma. Sua declaração havia sido confirmada anteriormente pelo condutor.

Posteriormente o valete inglês de Ratchett, Edward Masterman, e o seu companheiro de cabine, o italiano Foscarelli, confirmaram o álibi um do outro. O mesmo ocorre entre a passageira sueca, Greta Ohlsson,  e a inglesa Mary Debenham, que comprovaram não ter motivo aparente para haver cometido o crime.


No decorrer dos relatos, Poirot descobre que a princesa russa era madrinha da mãe de Daisy Armstrong e por isso teria uma boa razão para matar Ratchett. Mas a fraqueza dela e o álibi da sua dama de companhia Hildegard Schmidt, confirmavam que elas não foram as responsáveis.

O Conde Andrenyi afirmava que sua esposa havia tomado um remédio para dormir na hora em que ocorreu o crime.  E todos os depoimentos estavam batendo com o testemunho de Hardman, um investigador disfarçado e segurança de Ratchett que vigiara o corredor do trem a noite toda.

Todos tinham um álibi que os defendia e o crime parecia sem suspeitos e sem solução. Ninguém tinha um motivo aparente para ter matado Ratchett, entretanto, Poirot vai “ligando” os fatos e propõe duas soluções para o caso...

E agora? Quem é foi o assassino?

Só posso dizer que A-DO-REI o livro!

Sempre gostei de histórias de crime e suspense, mas essa é realmente demais!  É muito interessante, devido as incríveis surpresas que a sua leitura proporciona.  O suspense traz emoção e vontade de investigar junto com o detetive, nos aproximando para a realidade e mostrando fatos que passam despercebidos. 

O modo como Agatha nos envolve, ao invés de causar decepção quando não acertamos a solução do problema, nos faz refletir e ficar impressionados com os detalhes e acontecimentos simples que desvendam a situação.

Não vou contar o final, porque né... É tão incrível e quase impossível que chega a ser ridículo quando tudo se resolve. Dá vontade de se esganar quando o óbvio está bem na nossa frente e não enxergamos =D hehe

Esse é o primeiro livro da rainha do crime que eu leio, e Hercule Poirot já entra para minha lista de detetives favoritos, assim como Sherlock Holmes (Conan Doyle), Ed Mort (Luis Fernando Veríssimo), Gil Grissom (CSI) e Clouseau (A Pantera Cor de Rosa).

Recomendadíssimo! 

You Might Also Like

16 comentários

  1. Eu amo demais esse livro, é um dos que eu mais gosta da autora e estou louca para poder assistir ao filme. Gostei de saber a tua impressão com a leitura e de ver a resenha do livro aqui no blog.

    ResponderExcluir
  2. Aiiii, preciso ler!! Quem é o assassinato? Conta só pra mim, vai kkkk
    Sou muito curiosa e agora então, nossa. AMO livros de investigações mas acredita que nunca li nada da autora? Eu preciso pra ontem!
    Adorei sua resenha, beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Oieee
    Primeiramente, que blog lindoooo, amei! Já segui e curti a fanpage também. Sobre o livro, ainda não li esse da Agatha mas já li outros e realmente a escrita dela era sensacional, preciso ler logo esse e ver o filme. Adorei a resenha e saber sua opinião sobre o livro.
    Bjos, Bia! 💋

    ResponderExcluir
  4. Li esse livro ainda quando era adolescente, mas lembro que a edição que eu tinha era horrível (comentei sobre isso em uma resenha que escrevi sobre "E não sobrou nenhum" da Agatha). Gostei bastante do post e do seu blog :)

    ResponderExcluir
  5. Olaaaaaa
    Gosto muito de livros de suspense e aquele mistério, minha mamys tem ess edição antiga e simplesmente AMOOOOOO,
    Adorei a resenha.

    Jis Rocha
    Blog Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  6. Oi, Anah!
    Já tem um tempo que li esse livro e é bem inteligente a forma como a autora coloca o crime e os culpados. No entanto, não fui cativada pela história. Reconheço seu mérito, mas não será a minha obra favorita da autora.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Só passei os olhos na sua resenha porque logo menos vou ver o filme. Apesar de eu não ser a maior fã da Agatha, seus livros são incríveis!

    p.s.: Grissom é maravilhoso mesmo!!!

    ResponderExcluir
  8. O livro parece ser sensacional mesmo, lembro que assisti uma das adaptações e gostei bastante da história, agora quero assistir essa que está em cartaz.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  9. Olá Anah,
    Que bom que essa leitura te prendeu e te agradou tanto assim. Eu achei o começo da sua resenha desanimador por o Poirrot não ter aceitado de cara o trabalho, mas fui ficando animada conforme lia e entendi que o livro deve ser, no mínimo, fascinante.
    Vou super anotar a dica e espero aproveitar a leitura como você aproveitou.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Estou doida para conhecer o mais breve possível o Hercule, todas as resenhas que li em que ele aparece, são bem elogiodas, além disso, sempre desejei ler algo da Agatha, principalmente por amar romance policial.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Quero muito ler esse livro e os outros da Agatha Christie, pois muitos leitores elogiam sua escrita e genialidade.
    Estou em dúvida se assisto a adaptação antes de iniciar a leitura.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Eu li este livro já faz um bom tempo e ler a resenha trouxe uma nostalgia ao meu coração de fã da rainha do crime, recentemente comprei mais 3 livros dela e não vejo a hora de ler.
    Já li uns 7 livros dela e recomendo todos, simplesmente perfeitos.

    Beijos
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Anah,
    já vi que você e das minhas adoro um bom mistério e por isso também sou fã do inspetor Clouseau e do Sherlock Holmes. Eu já li esse livro e não esperava por aquele final. Essa autora foi considerada a rainha do crime com razão, acho que ninguém escreve como ela. Parabens pela resenha.
    bjs.
    Pri.
    http://nastuaspaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, adoro as obras da autora, mas confesso que o desfecho dessa me irritou um pouco. Estou super curiosa para conferir a adaptação, pena que na minha cidade pelo jeito não vai passar no cinema :(

    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Oii, eu não conhecia a autora então agora já estou preparada kkkk Obrigada, ameei. Bjs

    ResponderExcluir
  16. Ahhh eu quero muito ler esse livro! Faz tempo que digo que vou ler os livros da Agatha, mas agora em 2018 será meu projeto! Hahaha inclusive já estou com ele aqui pra ler, e estou ansiosa! Acho que vou ler em janeiro =De

    Um beijo, Pri

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber o que você achou do post!