adaptações

Adapta-te e evolua (será?)

domingo, julho 13, 2014


Vamos direto ao ponto: Por que nunca ficamos satisfeitos pelo fato de o livro que tanto adoramos não ficou tão fidedigno quando foi para as telonas?

Oras, quem nunca ficou frustrado ao ver o filme inspirado no livro predileto ser, como dizem no francês arcaico, uma MERDE?

Livros (e até quadrinhos) que contêm histórias tão ricas, mas quando elas sobem de posição artística, da sexta para a sétima arte, o nível diminui exponencialmente.

Mas até que ponto isso é negativo? Pois estamos transcrevendo uma história contada em um meio de comunicação (literário) onde não há muitos limites em relação à quantidade de informações. Já o outro meio enfrenta diversas limitações; financeiras, estruturais, tecnológicas, et cætera, et cætera, et cætera... Em diversas vezes, as gravações são feitas em vários extremos do planeta, tudo isso para passar uma cena de nem 5 minutos, às vezes.

Entendamos que, frente a isso, o roteirista vai começar a fazer cortes na história original. MUITOS CORTES. Muitas modificações dentro da própria história também são feitas, mas para que o filme atinja um público maior em relação ao livro.

Entenderam? Essa última parte? Que sentido teria um filme que foi adaptado de um livro se não atrair mais público que o livro?  

Infelizmente é isso, a adaptação para o cinema definitivamente não foi feita para agradar os leitores. Mas o escritor agradece, e muito. George R. R. Martin, Tolkien, Stan Lee (Vingadores, Homem Aranha, Homem de Ferro...), John Green e família estão muito agradecidos  pelo fato de seus livros terem sido adaptados. A venda de seus livros aumentou exponencialmente com os lançamentos dos filmes.


Quanto a nós, só nos resta “sorrir e acenar”, ou, ficar em casa enquanto as filas crescem e crescem.

You Might Also Like

1 comentários

  1. Concordo em partes com o seu posicionamento. Acredito sim que a adaptação é feita dessa maneira para abranger publico maior, mas se o livro foi um sucesso porque não diminuir os cortes e deixar mais parecido com o original? Pois muitas pessoas não leem por não gostarem disso, não significa que não gostem da história, quando esta for passada no cinema essas pessoas terão a oportunidade de conhece-la.
    Beijos,
    Bia
    http://vivendonoinfinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber o que você achou do post!