africa do sul

Eu li - Quando Eu Era Invisível

quinta-feira, julho 13, 2017

Título: Quando Eu Era Invisível
Original: Ghost Boy
Autor: Martin Pistorius
Número de páginas: 272
Ano: 2017
Editora: Astral Cultural

Livro cedido pela editora parceira Astral Cultural


Até aos 12 anos, Martin Pistorius era um menino igual aos outros, feliz e saudável. Ninguém nunca imaginaria que um dia ele fosse adoecer gravemente e que, em pouco tempo, pararia de andar e falar. Para os médicos, Martin tinha entrado em estado vegetativo. Porém, lentamente, Martin começou a recuperar a consciência e a perceber tudo o que acontecia ao seu redor. Preso em seu próprio corpo, ele era incapaz de mostrar isso para a sua família e àqueles que cuidavam dele. Depois de 12 anos de encarceramento, Martin conheceu Virna, uma terapeuta que viu além do corpo preso a uma cadeira de rodas e que apenas movia os olhos. Ela conseguiu enxergar um ser humano na plena posse das suas faculdades mentais. Este foi apenas o princípio de um extraordinário renascimento e o primeiro impulso para que Martin despertasse, gradualmente, para a vida. De um menino que dependia completamente dos outros, Martin Pistorius transformou-se em um homem independente, que se formou na faculdade, conseguiu um emprego e casou com o amor da sua vida. A vida de Martin é uma surpreendente história real de superação que vai mexer com todas as suas emoções. Você vai torcer, chorar e reconhecer nele uma inspiradora força de vontade para realizar o impossível.


Quando Eu Era Invisível conta a história de Martin Pistorius, um homem que quando tinha 12 anos teve uma doença que o deixou em estado vegetativo. Até hoje os médicos não conseguem explicar o que foi que aconteceu a ele, e também não entendem como, depois de 12 anos daquele jeito, Martin voltou a 'vida'. Obviamente ele não estava morto, mas certo dia Martin começou a entender o que as pessoas a sua volta diziam, aprendeu a contar as horas pelo sol e criou um mundo inteiro só para ele, já que, por sua condição (ele não andava ou falar e não conseguia fazer muito mais do que piscar, sorrir e mexer um pouco a cabeça) ninguém sabia que o menino havia despertado ali dentro e agora voltara a compreender o mundo a sua volta.

Confesso que foi angustiante ler sobre o tempo (longos 12 anos) em que ele passou preso ao próprio corpo, sem mais ninguém saber que ele estava completamente ciente do mundo a sua volta. Mas o mundo não é de todo ruim, certo dia Martin conheceu Virna, uma terapeuta que passou a tratar dele, e percebeu que ele era muito mais do que uma casca oca. Após alguns testes Martin começa aos poucos a ser reinserido na família e na sociedade. Através de um programa de computador o garoto invisível ganha uma voz e cada vez mais surpreende por sua inteligencia.
"Pensam que sou uma casca oca, por isso tenho ficado sentado aqui escutando Barney ou O Rei Leão dia após dia durante os últimos nove anos; e, quando eu pensava que a programação não poderia ficar pior do que isso, eis que chegam os Teletubbies."

Outro fato super interessante sobre Martin é que ele não lembra de absolutamente nada de antes de adoecer, é como se a vida dele tivesse começado no momento em que o corpo voltara a responder a seus estímulos. Eles se alfabetizou sozinho e também aprendeu a mexer com computadores de forma autodidata e assim conquistou seu primeiro emprego.

Kit lindo que ganhei da Editora Astral Cultural

A história de Martin Pistorius é incrível e cheia de altos e baixos. Apesar da idade avançada ele ainda era super dependente da família e de todos a sua volta, mas aos poucos foi entendendo que, ao ganhar novamente sua voz, ganhou um espaço no mundo e poderia fazer muito mais por ele mesmo.


Não vou mentir, o livro me tocou de formas inacreditáveis. Como foi o próprio Martin que escreveu, temos sentimentos muito puros e verdadeiros a cada paragrafo. A narrativa não é totalmente linear, então as vezes requeria um pouco mais de atenção para saber se falava de quando ele ainda não fora diagnosticado ou uma continuação do que ele estava contando a pouco, mas de forma alguma isto atrapalha a compreensão ou a magnitude desta história de superação.

Recomendo a leitura ao publico jovem-adulto para cima, apesar de que vi uma ótima oportunidade de tratar o bullying através da história. Àqueles que tem medo de sair da zona de conforto, eu posso dizer que este livro é ótimo para isto. Envolve, faz pensar e em nenhum momento se torna chato. É como se fosse uma história da literatura contada em primeira pessoa, mas, neste caso o personagem é real e passou por tudo aquilo que conta.

Já disse e repito. A história é ótima e nos faz pensar sobre assuntos que muitas vezes são indiferentes nas nossas vidas.

O livro foi lançado no Brasil pela Editora Astral Cultural e pode ser adquirido AQUI.


You Might Also Like

27 comentários

  1. Nossa esse livro parece ser bem diferente, amei sua resenha, e eu não conhecia este livro.
    Gostei de saber que a história é contada pelo próprio Martin, deve ser cheia de emoção.

    Beijos Ariane
    Blog LivrosdaNane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a história da vida dele, contada da forma mais real possível. Recomendo.

      Excluir
  2. Ola, tudo bom?
    Nunca li nada remotamente parecido com esta história, acho que eu me surpreenderia com a leitura. Fiquei intrigada com o fato dele ter ficado 12 anos em coma, meu deus, que agonia imaginar isso! Mas pelo que vi, a história vale muito a pena. Otima análise!
    Beijos, Yasmim.

    Blog: http://literarte.blog.br/
    Insta: instagram.com/blogliterarte/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem agoniante mesmo. Mas dá uma alegria enorme ao acompanhar todos os avanços que ele fez com o tempo e imaginar que hoje ele vive uma vida plena e feliz.

      Excluir
  3. Oi tudo bem?
    Já tinha visto esse livro por aí mas nunca de fato parei para ler nada sobre, pela sua resenha pude sentir que é um livro diferente e muito emocionante aqueles que tocam a alma né? Vou ler em breve.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótimo mesmo Tais. É daqueles livros que nos fazem pensar e agradecer a Deus pela vida que temos ao invés de apenas reclamar. Mas também dá sentimentos conflitosos como revolta, pena, dor, alegria....

      Excluir
  4. Oi Nina,
    Eu já tinha ouvido falar brevemente desse livro, mas nunca tinha lido resenhas, e essa sua resenha me despertou um grande interesse em ler o livro. Parece ser um história agonizante não sei.

    Beijos,
    Garota Perdida nos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma ótima história. Para quem gosta de não-ficção (Foi um dos poucos do gênero que já li) mas nos traz grandes informações e uma história de superação inacreditável.

      Excluir
  5. Olá tudo bem?
    Realmente parece ser um livro muito interessante e eu acho que também ficaria angustiada em ler cenas de um menino preso no próprio corpo há doze anos. Fiquei curiosa para saber o desfecho. Já quero ler!

    beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história do Martin é fantástica. Me interessei assim que li a sinopse e ao terminar o livro busquei muitas informações sobre ele para saber mais e qual a situação atual dele. É de emocionar.

      Excluir
  6. Oi,
    Adorei a sua resenha sobre o livro. Fiquei morrendo de vontade de ler o livro e saber mais sobre a história de Martin Pistorius, que é o próprio autor. Já quero o livro para ontem.
    Abrçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é uma leitura que vale a pena mesmo. Não é ler por ler mas sim para se tornar melhor.

      Excluir
  7. Oi, Nina
    Gostei da dica. Eu curto livros que nos fazem refletir sobre algo e o bullying é um assunto bem válido. Fico contente que tenha gostado. Leria o livro sem problemas. Ótima resenha.

    Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este livro é bem mais do que bullying, trata de várias pequenas coisas da vida que as vezes não damos valor ou de atos que cometemos mesmo sem perceber.

      Excluir
  8. Olha, não conhecia a história, mas sua resenha me deixo bem curiosa....
    A história parece ser bem fascinante e estou com bastante vontade de ler e conhecer essa história.

    Obrigado pela dica!

    beijinhos!!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que despertei sua curiosidade. As vezes precisamos de leituras assim para ampliar os horizontes.

      Excluir
  9. Já li alguns livros nesse estilo (escrito em primeira pessoa e história real) e com certeza acabam tendo um drama que toca às emoções dos leitores. Nem sempre estou preparada para esse tipo de leitura, costumo lê-las quando estou com o emocional equilibrado. Mas enfim com certeza histórias de superação nos inspiram a valorizar o que temos e ter mais cuidado no dia a dia. Parabéns pela leitura e valeu pela indicação!!!

    Leituras, vida e paixões!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Aline!
      Também tenho um pouco de receio de ler histórias reais com medo do que podem fazer ao meu emocional, mas esta com certeza é tocante e nos faz refletir.

      Excluir
  10. Esse livro parece fascinante, é realmente incrível! Cheguei a arrepiar aqui enquanto lia sua resenha, ficou perfeita, muito obrigada pela recomendação!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Kira.
      Espero que tenha a oportunidade de ler o livro em breve.

      Excluir
  11. Olá,
    Desde que soube do lançamento da obra que havia me interessado por ela, mas ainda não consegui fazer a leitura.
    A premissa é muito interessante e podemos dizer que é praticamente um milagre o que aconteceu com Martin, afinal ninguém esperava por todo o ocorrido.
    Com certeza deve ser angustiante saber dos detalhes desses 12 anos em que ele ficou preso em seu próprio corpo somente como observador do mundo.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim!
      Também tive um interesse súbito por este livro. E posso dizer que vale a pena a leitura.

      Excluir
  12. Olá, tudo bem? Nossa, parece ser uma história tocante mesmo. Não lembro de ter visto nada parecido com isso, e fiquei bem curiosa. Com certeza ele nos desperta sentimentos durante a leitura. A capa é LINDA e inspiradora! Gostei demais. Nossa 12 anos é dose para você ler sem se emocionar. Já vou preparar os lencinhos ao lado. Dica anotada e ótima resenha e fotos <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele sofreu muito durante estes anos, mas assim que supera as limitações a história vai ficando cada vez mais instigante.

      Excluir
  13. Oi!
    Não imaginava que esse livro poderia despertar tantas emoções assim. Fico feliz que tenha gostado da narrativa. Espero ter a chance de ler em breve, claro, depois de ler aqueles livros que já estão na fila há um tempo hehe

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele teve uma vida muito sofrida, mas também teve seus momentos de alegria ao conseguir se libertar. É incrível tudo o que ele passo e mais incrível ainda saber que tudo é verdade.
      É a fila só aumenta né miga? Mas não dá para fazer nada além de ler, ler e ler! hahahah

      Excluir
  14. Estou precisando ler mais histórias desse gênero.A história de Martin parece ser dolorosa, mas leituras assim nos colocam na posição de valorizar a vida que temos - mesmos nos seus altos e baixos. Gostei da capa e da sua resenha, entregando os sentimentos e sem entregar muito da história!

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber o que você achou do post!