Constantine é um filme lançado em 2005 baseado nas HQ's da Vertigo™ Hellblazer, onde conta a história de John Constantine, um ocultista que tem o dom de visualizar e interagir com o sobrenatural.
No filme, John (interpretado por Keanu Reeves) é incumbido de solucionar a morte da irmã gêmea da detetive Angela Dodson, Isabel, uma mulher internada em um sanatório por alegar ver criaturas sobrenaturais, assim como John.
Para isso ele desce ao inferno e descobre que Isabel de fato se matou. Mas também descobre que o filho de Lúcifer, Mamon, está tentando conquistar o mundo sem o conhecimento de seu pai e, o pior, com a ajuda do céu.
Uma história muito interessante, um filme muito bom para o cinema, mas que não agradou nem um pouco dos fãs dos HQ's. Vejam o porquê:
John Constantine |
Papa midnight |
2º - O ambiente: O filme se passa em Los Angeles (com um pé lá no México). Nos quadrinhos, a maioria esmagadora das histórias se passam na Inglaterra. Sim, o John Constantine original é inglês!
3º - O enredo (alerta de spoiler): A maior parte do enredo do filme é baseado na história Hábitos Perigosos (Dangerous Habits), que conta o drama de John ao descobrir um câncer no pulmão (sim, nos quadrinhos ele fuma igual um condenado também). Para reverter isso tudo, pois ao morrer John sabe que irá para o inferno, ele tenta usar de suas artimanhas.
A diferença está no início e no final do processo.
Chas Kramer |
A cura do câncer também é divergente: No filme Constantine se sacrifica para que a alma de Isabel Ascenda ao céu e, por isso, Deus também tenta levá-lo. Para impedir isso, Lúcifer (que vem busca-lo pessoalmente), arranca manualmente o tumor e pronto! Vida nova!
Nos quadrinhos John faz uma artimanha bem mais complexa: vende a sua alma para TRÊS demônios que não são muito amiguinhos entre si. Na hora de sua morte, os três aparecem para levá-lo e o disputam (literalmente) a tapa. Como a contenda não teve resolução alguma, os demônios curam o câncer dele (da mesma forma que Lúcifer no filme, só que de uma forma bem mais "vermelha") e o concedem mais tempo de vida até que eles se resolvam entre si lá no inferno.
Gabriel |
Enfim, se Constantine fosse uma obra independente, seria muito mais aclamado pelo público. É um ótimo filme para se assistir, sem dúvida, mas o fato de ter sido inspirado em Hellblazer o fez perder muita credibilidade. Até se falava na época de fazerem uma sequência, mas nada mais se diz sobre.
Para a alegria da galera, Hellblazer vai se transformar em uma série de TV pela NBC e o lançamento está previsto para dia 24 de outubro deste ano.
Constantine da série |
5 comentários
Nossa, eu não sabia da existência do HQ. Muito interessante as comparações. Eu gosto muito do filme, muito mesmo, e fiquei bem interessada em ler o HQ.
ResponderExcluirBeijos
aculpaedosleitores.blogspot.com.br
Eu gostei do filme até....sabia dos quadrinhos, mas nunca li, então não pude perceber essas nuances diferentes....mas como eu disse, curti o filme
ResponderExcluirbjs
Eu não sabia que esse filme era uma adaptação de uma HQ, eu nunca o assisti porque sou muito medrosa haha. Esses filmes sempre tendem a deturpar algumas coisas dos originais, às vezes é necessário, mas, pelo que vejo,não foi o que aconteceu nesse caso.
ResponderExcluirObrigada por estar seguindo meu blog, estou seguindo de volta.
Beijos
blogfalandodelivros.blogspot.com.br
Nunca assisti o filme e nem tenho vontade, só tenho vontade de ver a série por conta da divulgação que teve.
ResponderExcluirmomentocrivelli.blogspot.com.br
Eu amo o filme e fico mais feliz com a série, quanto mais referencias e juntar com a HQ melhor, Arrow prova isso
ResponderExcluirhttp://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/
Adoraríamos saber o que você achou do post!