clichêsm cansei nas leituras

Top 5 - Coisas que já cansei nas leituras

terça-feira, junho 06, 2017

Olá leitores! Tudo bem com vocês?
Estes dias atrás recebi um e-mail da editora Paralela falando sobre os clichês que já não aguentamos mais nos livros. O artigo me fez refletir e pense no que EU não aguento mais ver nos livros, então, fiz uma listinha com cincos coisas que já cansaram!


01 - Romances Hot, só por ser hot


Os gêneros romance hot/ Young Adult / New Adult estão super em alta há alguns anos e, assim como várias pessoas, já li alguns deles, assim como já vi diversas resenhas de tantos outros que nunca li (nem lerei). O que me incomoda muito hoje em dia é o fato de vários livros serem escritos apenas para ganhar dinheiro, assim várias histórias ficam rasa e são super acumuladas de cenas hot só para dar um maior ibope ao livro. A história (que as vezes nem existe) fica chata e sem sentido.

02 - Mocinhos super machistas/super protetores

Outra coisa que há muito não suporto são os mocinhos machistas e super protetores, misturados como típico "bebezão". Detesto quando chego na parte da história em que o romance finalmente engata e descubro que o mocinho nada mais é do que aquele namorado chicletes, "quero-saber-por-onde-você-anda-todos-os-minutos-do-dia", "não consigo mais respirar se vocês estiver longe", "você não pode fazer isto porque é mulher" entre vários outros clichês que estão por ai. Isto não é saudável!

03 - Romances super dramatizados.

A mocinha é sozinha, não encontra o amor, ate que um cara sarado, lindo, maravilhoso, bem sucedido, podre de rico aparece e do nada eles se apaixonam, mas os país/irmão/avós/amigos  até mesmo o vizinho não aprovam o romance e eles lutam para ficar juntos e o resto é história... Estou numa fase que passo longe e correndo deste tipo de livro.

04 - Spin offs nem sempre bons, porém rentáveis.


Leio muita resenha em vários blogs, e o que tenho percebido é uma explosão de "spin-off" em algumas séries. Para quem não sabe, são aqueles livros (continuações da série) que trazem outros personagens que já apareceram em algum outro livro para contar suas histórias. Acho bacana, conhecer a história da melhor amiga ou algo assim, mas ai quando os autores nunca mais param de lançar livros porque o primeiro fez sucesso, já é demais. Ainda se conseguissem manter a qualidade das narrativas, beleza, mas muitos decaem e acabam virando livros apenas pelo lucro. Posso citar aqui Jamie McGuire que nunca mais parou de escrever sobre os Maddox, Carina Rissi, que apesar de eu ser muito fã, acho que a série Perdida deveria ter parado no segundo livro, Julia Quinn que criou uma família de oito irmão para poder escrever sobre todos eles e muitos outros que com certeza vocês estão lembrando agora.


05 - Séries intermináveis.


Quem segue o blog já deve saber que eu sou apaixonada por ler série. Gosto mesmo! Mas quando começo, já vou pesquisar se ela um dia vai ter fim! É muito comum encontrar séries com 10/12/20 livros por ai, mas calma, elas nem finalizadas estão! Apesar de amar de paixão ler séries (aquelas que tem um protagonista do começo ao fim, não spin-offs como já deu de perceber) eu fico com um pé atrás de começar algumas pois os autores não param de lançar mais e mais continuações. Por exemplo, leio Pretty Little Liars, a série finalizou com 20 livros! É muita história! A autora tem que ter uma criatividade extraordinária! A série Outlander já está no 8º livro e são mais de 800 páginas cada um e olha que nem sei se já está finalizada ou não! Então, acho que as vezes os autores tem que saber quando parar.


Então, espero que tenham gostado do meu top 5 e compreendam a minha colocação sobre cada tópico. É claro, isto é o que eu penso hoje, pode ser que daqui pouco (ou muito) tempo eu mude de ideia ou acrescente mais coisas a esta lista. E vocês? O que acham sobre os tópicos comentados? Pensam igual? Deferente? Concordam ou discordam de algo? Eu gostaria de saber! Então, deixem seus comentários!

You Might Also Like

7 comentários

  1. esse do livro hot tb me incomoda, nao o fato do livro ser hot em si (pq eu gosto), mas como vc disse, o fato da historia nao ser construida... ah,o fato de 90% serem que nem 50 tons de cinza (TO CANSADA DO HOMEM SER PODRE DE RICO E A MULHER TODA INOCENTE zzzzz)
    olha, do topico 2 eu concordo relativamente, acho que qnd esse ponto fica excessivo tb nao gosto, mas uma pitadinha ai sim kkk
    sobre as series que nao acabam zzzzzzzz tinha uma que eu li os 2 primeiros e percebi que ja tinha sido lançado 13, desisti, pq a historia n valia tanta pena assim
    ah, outro cliche q eu ja estou cansada sao os triangulos amorosos ou aquelas personagens femininas que "querem acabar c a vida" da principal

    perolasdelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Primeiro parabéns pelo blog maravilhoso rsrs, e tipo... É a mais pura verdade, sobre o tópico 2, Pq as mulheres tem sempre que serem frágeis? A literatura esta precisando de mulheres forteeees hahaha, sobre as séries intermináveis simplesmente não dá, sério mesmo, não gosto de ler series com mais de 4 livros.

    www.paginasamais.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Penso a mesma coisa a respeito dos irmãos Maddox. Eu gostava bastante da história do Travis e podia ter parado no primeiro livro mesmo. Li alguns dos livros dos irmãos e apesar de ter curtido, não é algo que eu faça questão de ler.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  4. Oi
    eu mesma não to tendo paciência para mocinhos machistas, series muito longas também é ruim, tenho uma que são 12 livros, ainda falta comprar dois e a autora quer lançar mais um e ir para 13 livros no total.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. o duro dos spin off é que você quer ler pq quer saber o que acontece com determinado personagem
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu não curto muito séries justamente por não ter muita paciência para esperar as continuações serem lançadas. Uma série que eu gosto bastante, que é uma exceção, é "Os Karas", de Pedro Bandeira. Com relação aos romances hot, os mocinhos machistas, a romantização exagerada e os spin offs, concordo com você também. Sobre esse último, me lembrei das obras de R. J. Palacio que surgiram a partir de "Extraordinário". Eu li todas e adorei. Recomendo!
    Ótimo top 5. Beijos!
    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu AMEI essa lista <3 concordo contigo na maioria dos pontos ahsuhau.

    www.verifiqueapagina.com.br

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber o que você achou do post!