Eu li

Eu li - O Minotauro

segunda-feira, novembro 13, 2017

Título: O Minotauro
Autor: Monteiro Lobato
Número de páginas: 168
Ano: 2011
Ilustrações: Odilon Moraes
Editora: Globo

Tia Nastácia desapareceu! Para descobrir seu paradeiro a turminha faz uma viagem à Grécia antiga junto com Dona Benta. Na expedição de resgate da cozinheira enfrentam perigos e seres mitológicos como o Minotauro. Leia esta versão em quadrinhos da história escrita por Monteiro Lobato e saiba como eles conseguem salvá-la e trazê-la de volta ao Sítio do Pica-Pau Amarelo.

Com ajuda do pó de pirlimpimpim e do navio Beija-flor das Ondas, a turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo tem uma grande aventura a ser vivida. Dessa vez precisará atravessar um oceano e séculos e mais séculos antes de Cristo para resgatar a tia Nastácia, que fora sequestrada por uma criatura horrenda da Grécia antiga durante o casamento da Branca de Neve com o príncipe de Codadade.

Dona Benta fica encantada com a civilização tão pacífica daquela época, que prefere ficar com os saraus e reuniões de Péricles e sua esposa Aspásia, se impressionando com cada construção e obras artísticas criadas pelo tão famoso Fídias.  A afirmação de ter vindo do futuro a princípio assusta os anfitriões, mas depois eles vão se acostumando e se admirando com tamanha modernidade dos dias atuais.

Dona Benta fica doida de felicidade quando conhece Sócrates pessoalmente, e até troca ideias com ele, mesmo o filósofo ainda não sendo famosos por suas ideias na época da visita dos pica-paus.

Enquanto isso, Pedrinho, Emília e Visconde seguem em busca do paradeiro da tia Nastácia. Vão até o Olimpo para provar o néctar e o manjar dos deuses, assistem a alguns dos doze trabalhos de Hércules, precisam acertar os enigmas da esfinge para entrar no oráculo de Delfos... E muitas outras aventuras divertidas dos tempos heroicos da Grécia.

Ah, como é bom reviver a infância!

Lembro-me como se fosse ontem de certa garotinha assistindo episódios aleatórios da turma do Sítio na TV Cultura, e ficando eufórica quando soube que iriam readaptar para uma versão na Globo.

Porém, apesar de viver assistindo, tive pouco contado com os livros do Monteiro Lobato, mesmo com eles enchendo a biblioteca da escola, porque na época eu não era tão leitora assim (infelizmente). Então, como nunca é tarde para ler os clássicos da nossa literatura infanto-juvenil, acabei me reencontrando com minha infância quando comprei O Minotauro, pois é uma das minhas histórias favoritas. Fiquei imensamente feliz quando consegui adquiri-lo.

Em minha opinião, Lobato escreve não apenas para as crianças, mas para os adolescentes e adultos também. Achei a linguagem bem acessível, porém, nem toda criança nos dias de hoje conseguirá interpretar algumas palavras, algumas delas eu diria que são meio antigas (mas nada que atrapalhe a leitura inteira da obra).

Outra coisa que achei interessante foram as referências à mitologia grega. O autor era fascinado, tanto que podemos ver releituras não apenas nesse livro, mas em muitas outras histórias do pessoal do Sítio.

Tudo isso e muito mais com lindas ilustrações de Odilon Moraes. Ficou um trabalho gráfico impecável de encher os olhos.

Simplesmente adorei poder reviver essa aventura, e recomendo imensamente a leitura do livro. É muito amor *-*

Esta é uma leitura do desafio I Dare You.

Um dos temas do mês de outubro - Infantil.





You Might Also Like

13 comentários

  1. Meu Deus... Que maravilha!!! Misturando Mitologia Grega! Sinceramente? Por essa eu não esperava!!!! Ameiiii... Li muito Monteiro Lobato quando criança! Nada melhor que educar a criançada com Monteiro! Parabéns pelo post!!! Boa lembrança! Super indico!

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ana que surpresa de livro menina, realmente eu adoraria ler, ainda mais sendo do Monteiro Lobato, um dos autores que mais aprecio e amo! Dica anotada e quero ler para relembrar minha infância.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ana. Que livro incrível, menina! Achei a trama muito interessante e completamente diferente! Amei, quero ler <3

    ResponderExcluir
  4. Poxa, que legal! Monteiro Lobato e o Sítio do Pica-Pau Amarelo são super importantes para a literatura infantil brasileira e eu amei que eles fizeram parte da minha infância.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ana! Tudo bem?
    Adorei a indicação! Sabe que diante de tantos livros infantis, às vezes esqueço de Monteiro Lobato? Que vergonha... Mas, como você, quando eu era criança, tive contato muito mais com a série na TV do que nos livros. Uma pena, mas posso remediar isso. rsrs
    Adorei sua dica! E vou recomendar para minha irmã também, que tem uma filha pequena!
    Bjos!
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  6. Como amo ver coisas que me remetem a infancia. Eu tinha este livro, claro que numa versão muito antiga, e o amava. Mesmo tendo medo do dito Minotauro.
    A edição está linda, vou anotar a dica, quero muito ler com meu filho.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi.
    É com muita vergonha que admito que ainda não li nenhuma obra do autor.
    Assim como você, eu adorava assistir o sitio do pica pau amarelo, mas, sei lá o motivo, nunca li os livros.
    Lendo sua resenha, fiquei com certa nostalgia e com muita vontade de conferir as obras desse autor.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ana!
    É tão om reviver a infância através desses livros, principalmente dos livros do Monteiro Lobato que são tão ricos em conhecimento! Eu sempre assistia o Sítio, mas nunca parei para ler alguma obra relacionada, é com certezas livros que pretendo ter na estante, para mostrá-los aos meus filhos um dia! :)
    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ola, por mais que eu seja leitora desde criança e eu larguei o mundo dos livros pela tv eu nunca tive a oportunidade de ler nada relacionado a Montero lobato apesar de ter assistido muito o sitio do pica pau amarelo na globo. Amei a resenha me deu vontade de ter esse livro e dar a minha criança interior um pouco mais das aventuras do sitio

    ResponderExcluir
  10. Oi Ana,
    Ainda não conhecia essa história do Monteiro Lobato, mas é uma leitura que ficaria muito feliz em fazer. A Dona Benta é uma personagem muito querida de O sítio e queria conhecê-la nos livros, vou anotar a dica.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  11. QUE NOSTALGIA!!! Pra mim sitio teve grande influencia, e mesmo com todos os problemas com o autor eu nunca percebei nenhum deles quando era mais nova.
    Adorei reler um livro sobre e, sendo sincera, já quero ter em mãos pra me sentir como vc lendo ^^

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu simplesmente amei a sua resenha! Eu não conhecia essa história ainda, acredita? Mas me bateu um nostalgia gigante porque eu amava assistir o sítio também...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Achei interessante como sua resenha apresenta os pontos principais do livro, sem entregar o enredo. Também li "O Minotauro" recentemente e mergulhei na Grécia Antiga com a turma do Sítio. Achei muito bacana o humor da história e a forma como Lobato elogia os gregos sem criticar o que eles têm de negativo, como a escravidão, por exemplo. Ótima resenha! Abraços!

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber o que você achou do post!