editora verus

Eu li - Encanto (Sereia #2)

segunda-feira, fevereiro 20, 2017

Título: Encanto (livro 2)
Original: Undercurrent
Autor: Tricia Rayburn
Número de páginas: 318
Ano: 2012
Editora: Verus

Aviso para quem não leu o primeiro livro da trilogia: há spoilers!
Sinopse:Nada tem sido normal na vida de Vanessa desde que ela descobriu que sua irmã foi morta pelas sereias - mulheres fatais das profundezas marinhas - e que tudo que sabia sobre sua família era falso. Seu namorado, Simon, sempre foi o porto seguro de Vanessa, mas agora ele está de volta à faculdade numa cidade distante, e ela acaba se envolvendo com o lindo e popular Parker, seu colega de escola. Repensando seu relacionamento com Simon e incerta sobre as intenções de Parker - e sobre as suas em relação a ele -, ela está mais perdida do que nunca. Assustada com tudo que vem descobrindo em relação a si mesma e à sua família desde que se transformou em sereia, Vanessa nunca se sentiu tão só. Agora, Vanessa precisa entender seu passado e aceitar que é tão fascinante e perigosa quanto suas adversárias. (Fonte: skoob)

Após os acontecimentos vividos em Sereia (resenha aqui), Vanessa tenta voltar para sua rotina normal. Bem, normal não é exatamente a palavra que descreve a vida de uma pessoa que descobriu recentemente ser uma sereia, mas no sentido de voltar à escola e fingir para o resto do mundo que continua sendo a mesma Vanessa de sempre.

O problema é exatamente esse. Fingir ser normal não parece nada fácil, visto que o corpo de uma sereia exige água do mar para se manter hidratado. Vanessa passa então a tomar banho e ingerir água com sal de cozinha para amenizar essa necessidade.

Outra característica que segue fiel ao mito das sereias no livro é os homens se apaixonarem perdidamente através da voz ou da aparência delas. Por isso, Vanessa o tempo todo tem dúvidas quanto ao seu namoro com Simon. Devido a sua condição, surge o dilema se ele é apaixonado pela garota ou pela sereia.  


Vanessa ainda precisa ajudar sua amiga Paige (a filha e irmã das sereias que Vanessa derrotou no livro anterior) e tentar descobrir um pouco mais sobre a sua verdadeira história. O relacionamento com seu pai fica um pouco mais complicado após saber que ele teve um caso fora do casamento, e ela era o fruto daquilo.

Ela começa a ficar intrigada também depois de uma série de desmaios, por causa da necessidade de água salgada, e o seu colega de escola mais cobiçado pelas garotas, Parker, sempre estar lá para ajudar. Até aí tudo bem, mas a questão é ele não se sentir “enfeitiçado” por ela, uma vez que todos os homens ficam enfeitiçados.

Vanessa fica mexida com esse sentimento de Parker (ou falta dele) que acabará tomando atitudes sem pensar. Alucinações invadem sua cabeça e ela passa a acreditar que Zara e Raina parecem ter sobrevido ao congelamento no mar e estão assassinando homens novamente.

Muita coisa acontece no decorrer da história e vários conflitos fazem com que o leitor se mantenha envolvido, tentando imaginar o que vai acontecer em seguida.

Por outro lado, acredito que o foco tenha se desenvolvido demais nos delírios de Vanessa. Ela vivia desmaiando e Parker estava sempre lá pra dar amparo. Fico me perguntando “por que tinha que ser sempre ele?”. Essa é o meu dilema principal (haha). Muito suspeito.

Enfim... Tirando essa parte achei o livro muito bom. Não se compara ao primeiro livro, mas compensa com o surgimento de personagens misteriosos, e atitudes estranhas de pessoas já conhecidas pela personagem principal... Nada é o que parece, e por isso recomendo a leitura. Esse mistério todo é instigante e vale a pena conferir. 

You Might Also Like

14 comentários

  1. Olá, Achei a premissa do livro bem interessante, fiquei curiosa pelo primeiro livro, deve ser bem complicado ser sereia, ter a necessidade da água do mar e não saber se os homens estão enfeitiçados ou não. Me pareceu uma ótima leitura, adorei sua resenha, vou anotar a dica 😘

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Adorei o enredo da história, mas não conhecia esse livro e autor. Gosto de mesclar os assuntos q leio e me pareceu uma ótima leitura.
    Vou anotar dica!
    Beijos!

    Camila de Moraes - Blog Book Obsession.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Confesso que passei um pouco em cima da história porque quero ler a série. Adorei a resenha e gostei de saber que tem bastante conflito. Ótima resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!
      Tem muito conflito mesmo, cada capítulo deixa um clima que faz a gente querer ler mais e mais pra saber o que vai acontecer, ou qual vai ser a reação seguinte.
      Espero que goste!
      Beijos :*

      Excluir
  4. Oi!
    Sabia que você tinha lido o livro, mas não fazia ideia sobre o tema do livro. Achei bem interessante e gostei da sua resenha, ainda mais por ter tantos conflitos haha
    Quem sabe eu leia em breve o primeiro volume.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi! É muito boom *-*
      Acredito que seja bem o estilo que você curte hehe
      Beijos :*

      Excluir
  5. Olá! Que bacana esses detalhes sobre a sereia, da necessidade da água do mar (e tomar água com sal) e da paixão dos homens pela voz e aparência. Se o mistério é instigante, concordo que realmente vale a pena a leitura.
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante da resenha, apesar de não fazer o meu estilo de leitura, eu até daria uma chance!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá Ana!
    Eu li esse livro já tem bastante tempo, mas foi uma história que gostei muito e que fiquei encantada quando li. É livro com o tema sereia, mas que traz coisas diferentes. Gostei muito do enredo.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Su!
      Fico mega feliz que tenha gostado :*
      Beijos!

      Excluir

Adoraríamos saber o que você achou do post!